quinta-feira, 29 de julho de 2010

E a pergunta é...

Quem é aquele moço tão jeitoso que apareceu ontem na TVI às 17h00 em directo? Será algum actor? Será algum jovem talento da música? Alguma promessa da arte contemporânea? Algum escritor reconhecido? Ou simplesmente um palerma que foi ao "Quem quer ganha"? Vamos optar pela opção "palerma". É a mais próxima da realidade.

Inscrevi-me como posso lembrar aqui. E quem se inscreve arrisca-se a receber uma chamadinha a dizer: "Ah e tal, o senhor foi seleccionado". E assim foi. Durante o período de férias a chamada chegou. E entrei em modo estágio. Apressei-me a ver o programa para perceber se existiam truques para ser bem mais sucedido. Ah...se calhar convém explicar o programa. Consiste em meia dúzia de jogos de palavras. Eu, que até sei contar o número de letras das palavras, pensei que poderia ser o concorrente ideal. E daí a inscrição. Porque, em casa, aquilo até me pareceu simples. E nesse período de estágio pareceu-me mesmo acessível. Por isso preenchi o questionário que me enviaram e tentei a sorte.

Ontem a sorte chegou. Às 15h00 lá estava na TVI. Prontíssimo, julgava eu. Mas por dentro com os nervos à flor da pele. Por falar em pele temi o pior quando as outras concorrentes - só senhoras até aquela hora - começaram a falar da maquilhagem. Que devia demorar 30 minutos. Eu pensei: "Sim senhor. Já basta a feliz ideia de aparecer em directo na televisão, agora só me falta que me ponham rimel ou pó na cara. Tá certo!". Ficámos apenas e só pelo pó. Isto a menos de 5 minutos de começar o programa. Uma senhora com tatuagens no braço pediu-me para fechar os olhos e toca de me pôr pó na cara como se não houvesse amanhã. Camadas e camadas de pó que teimosamente tentavam entrar pelas narinas e que ofuscavam as imprecisões da cara (no fundo tapavam o terceiro olho e o nariz que tenho mais junto ao queixo).

Às 17h00 e sem qualquer tipo de preparação para o que se ia passar a seguir o programa começou. A apresentadora Leonor Poeiras é super cómica. Muito muito divertida. Impecável. Não tem "tiques de estrela". Ainda me fartei de rir em off. Naquela altura já havia um quarto concorrente dado que uma das pessoas tinha faltado. E, para meu espanto, foram buscar uma pessoa profissional na matéria. Já tinha ido várias vezes ao concurso e ganho. Medo, muito medo!!!

O momento alto foi quando tentei a toda a força carregar no botão para poder responder. Depois de passarem 4 exercícios da primeira ronda em que não consegui responder pensei: "Isto tem de ser como se estivesse a jogar "Mortal Kombat". Tenho de carregar neste botão com todas as minhas forças e muito muito muito rápido"!. Assim fiz. E logo surgiu o comentário: "Calma Pedro, não é preciso partir o botão. Basta convicção!". Creio que nessa altura terei aparecido na televisão e que a vergonha ultrapassou os limites que qualquer cobertura de pó me pudesse ocultar na cara. Foi épico. Pelo menos para mim.

No final ganhou quem tinha mais condições para ganhar. Afinal a experiência é um posto. Desta experiência resultou um grau de frustração acima do esperado mas sempre fiquei a saber o que é ir a um concurso. E é mesmo muito diferente em relação a estar em casa sentadito a ver e responder confortavelmente sem qualquer tipo de hesitação. Em directo o cérebro congela - mesmo com este calor - e simplesmente bloqueamos.

Agora são mais 6 meses para poder voltar a candidatar-me. Tempo suficiente para repararem o botão. E sim, a televisão faz com que passemos a parecer mais gordos do que realmente somos. Assim dizem. Eu ainda não vi.

P.

9 comentários:

Anónimo disse...

para a proxima em vez de botao

vao por lá umas vuvuzelas....ou nao

lol
m.

Spaceman Spiff disse...

Dizem que todos temos direito aos nossos 15 minutos de fama, mas gastá-los a dar murros a um botão, é que ainda por cima, para olhares para o botão, o que fica a apontar para a câmara é a careca...

Só te digo, temos que ver esse filme.

E melhor sorte da próxima!

Tazmania disse...

Caro Sr. Croquetes, desde já parabéns pela coragem! Existe alguma hipótese de ver o video?

Pedro disse...

Isso agora....! Vou ver se faço uma sessão ao ar livre com direito a achincalhanço! Quando voltas a PT?

P.

Spaceman Spiff disse...

Gostei da parte "... com direito a achincalhanço!"

ema disse...

Que luxo.....temos FAMA...
Quando fizeres a sessão de cinema...avisa!!!
Quero um autógrafo! Posso?

Tazmania disse...

Caro Pedro,

Irei na última semana de Agosto... será apenas por uma semana, vamos la ver se ainda apanho os restos de sol e calor :P

Ps: também quero autógrafo

Taz

Cláudia L. disse...

Como é que eu ainda não consegui ver isto? Desta semana não me escapas! :)

Pedro disse...

Ups! Quer isto dizer que o meu pedido junto da VF para apagar o episódio não funcionou? Bandidos!

P.