sexta-feira, 16 de julho de 2010

Fascínio(s)

Fascínio é uma coisa singular. Única. Um sentimento que arrebata todos os restantes. Fascínios foi uma novela da TVI. Não faço a mínima ideia do que tratava. Mas, de certeza, que tinha uma música portuguesa conhecida. Quando penso em músicas conhecidas, e em novelas da TVI, a primeira música que me surge na memória é aquela do Toy que diz: "Olhossssss de águaaaaaaaaa!". Em boa verdade não sei mais do que este pequenino trecho. Acho que é de ficar arrebatado pela potência vocal e pela expressão em si. Já tentei, em casa, fazer o mesmo ao jantar e dizer: "Passa-meeeeeeeee a águaaaaaaaaa!", mas não é a mesma coisa.

Adiante. Falava eu de fascínios. Porque é de facto disso que se trata quando as senhoras vão às compras. Há um fascínio pelas lojas. Pelos saldos. Pelas promoções. Pela roupa desarrumada mas que interessa sempre ir ver. Mesmo que já se tenha aquela cor, estilo e dimensão de roupa no armário. Há sempre lugar para mais uma peça. Especialmente se dissermos à pessoa com quem vivemos - se for o caso - para começar a pensar em dar roupa para ganhar espaço nos armários. Aí há sempre lugar. Seguramente.

É algo que não entendo. Se não precisamos de uma peça porque a compramos? É por isso que à porta de lojas conhecidas como "Zara", "H&M" e outras, podemos constatar o olhar quase de depressão da classe masculina traduzida em frases míticas como: "Cá estamos...". Este "cá" simboliza que é um regresso. Quase como se fosse algo obrigatório. Ali não há opções. Se há saldos ou promoções há necessariamente uma espera prolongada à porta da loja. Já o "estamos" simboliza que é uma actividade conjunta. Estamos ali para apoiar e para nos apoiarmos. É a famosa solidariedade masculina a falar mais alto. Uma terceira via passa por, naquelas horas, percorrer os centros comerciais. Uma espécie de marcha pelos diferentes corredores à espera que o tempo vá passando.

Pois é. São assim. Faz parte. E por mim tudo bem!

P.

4 comentários:

Spaceman Spiff disse...

Por ti tudo bem... de tal forma que até nem é preciso pedir que dês a tua roupa, tu atira-la janela fora só para que possa haver espaço e tu possas voltar para a porta da Zara!

Pedro disse...

Sim, sim. É regular usar a expressão: "Eu já vi aquelas calças em algum lado. Ah, eram minhas!".

P.

Tazmania disse...

Será muito estranho eu não pertencer ao grupo de solidariedade masculina...? É que eu sinceramente gosto de me deixar perder pelas lojas, será que preciso de ajuda? :P

Pedro disse...

Huuum, devia ter colocado uma quarta opção. Agora, de repente, lembrei-me que as senhoras também podem cantar: "Rebentaram as águassssssssss"! Enfim, parvoíce.

P.