sábado, 17 de julho de 2010

Caça ao cómico

Eu sou uma pessoa de riso fácil. Com facilidade me levam às lágrimas. Especialmente se me derem pontapés nas pernas, me pisarem os pés ou se eu próprio tiver a amabilidade de dar uma cacetada com o cotovelo na porta do carro. Esta última aconteceu hoje. E não me levou às lágrimas mas quase. Mas com imensa facilidade me rio de diferentes situações. Devo ter alguma ligação directa entre o riso e os olhos dado que muitas vezes fico com as lágrimas a "correrem-me das vistinhas".

E a noite de ontem foi propícia a isso mesmo. No Teatro S. Luiz estiveram reunidos 6 concorrentes para um vasto público tendo eles a missão de, em 5 minutos, darem o seu melhor na arte de stand up comedy. É disto que trata o programa "Caça ao Cómico" (canal "Q" da Meo). Um projecto que tem Rui Unas como apresentador e que promete revelar os novos talentos da comédia em Portugal.

O público tinha a possibilidade de eleger os 3 melhores candidatos sendo que um distinto júri procedia depois à eleição do melhor. No final das 6 actuações o público pôde fazer a sua escolha. Individualmente cada pessoa colocava uma cruz junto do nome do seu candidato de eleição. E, na isenção que caracterizou esta noite nós já tínhamos colocado a cruz antes de existir qualquer tipo de actuação. Já sabíamos que aquela pessoa iria ganhar. Até porque nos dava jeito e porque estávamos ali com o propósito de fazer claque. Se não ganhasse seria tremendamente decepcionante e de alguma forma ridícula a ideia de ter levado os pompons para dar ambiente à claque. Assim, com a vitória consumada, fez tudo mais sentido.

Havia um desnível grande entre os concorrentes. E aprendi uma coisa (ou várias mas só me pode destacar uma, ok?): em stand up é muito importante conciliar um bom texto com uma boa interpretação. E o timing é tudo. Não basta debitar piadas nem fazer apenas trocadilhos (por muito bons que tenham sido...e foram em alguns casos!). Quem interpreta tem de construir uma personagem e desenvolver o raciocínio, o texto e o humor em volta dessa mesma personagem. Senão não tem sucesso. Nem que leves pompons para o palco.

Se mais edições existirem aconselho vivamente que as acompanhem. Ah, e gosto cada vez mais da maltinha com quem fomos a este espaço. Fantásticos.

P.

2 comentários:

numero impar disse...

Olá primo lol
tenho 2 amigas q vão hoje ao s. Luis. Sabes dizer me como é que eu , ou onde posso comprar bilhetes para ir assistir ?? Bj

Pedro disse...

Hello,

Não te sei dizer porque foi um dos participantes que comprou os bilhetes para nós.

P.