terça-feira, 13 de julho de 2010

O filantropo

Ontem dei de caras com uma série nova enquanto fazia aquele belo exercício que se chama zapping. A minha relação com as séries é geralmente esquisita. Se as mesmas são muito longas - casos do "24" ou do "Lost" perco o interesse. Supostamente o interesse devia ser crescente, ou seja, à medida que a série fosse avançando deveriam existir um cada vez maior número de pontos de interesse para o espectador. Geralmente isso aborrece-me. A série torna-se tão longa e, em alguns casos, tão complicada que deixo de a seguir. E aí passo a ver episódios soltos. Se, por hipótese, vejo uma determinada série até à temporada 3, episódio 12, não é por causa disso que deixo de ver a temporada 5, episódio 4. Isto sem ver o que esteve no meio. A minha esperança é que consiga perceber alguma coisa. Normalmente isso não acontece, mas vou tentando.

É por isso que aprecio muito mais séries cujos episódios são curtos e em que não existe uma dependência entre os diferentes episódios. O episódio do dia não depende necessariamente do episódio do dia anterior. Exemplos concretos são o "How I met your mother", "Seinfeld", "Simpsons", entre outros. Obviamente que existe uma ligação próxima entre as personagens e que tudo faz mais sentido quando se vê a série como um todo mas não necessito de ver todos os episódios para perceber a série. Faço-me entender?

O contexto das séries é este. Ontem, no entanto, apanhei uma série nova na Fox que acho que vai valer bem a pena. Dá pelo nome de "O filantropo". Em inglês "The Filantrop!". Pronto, talvez não seja assim. Conta a história de um milionário que tem uma viragem na vida quando numas férias na Nigéria salva um rapaz de um furacão. Em inglês "furacon". A partir desse instante a única coisa que o motiva e que o faz sentir vivo é viver situações arriscadas.

Já agora, se forem aqui, lembram-se da menina da fotografia na série "Adultos à Força"?

P.

3 comentários:

Unknown disse...

O que eu aprendi de inglês neste post...muito bem. Se bem que "furacon" soa mais a espanhol...

RBL disse...

Existe claramente uma desvantagem das séries em relação às novelas da TVI.
Nas novelas da TVI basta ver, em média, um episódio de 15 em 15 dias e ficamos a perceber todo o enredo.
Outra alternativa é ver episódios salteados entre as diversas novelas da noite... Vais ver que ficas a par de todas elas :) É um pack promocional :)

Quanto à série Filantropo parece-me interessante, foge ao habitual estereotipo de Hospitais ou Investigação Criminal..Muito bom sim senhora.

RBL

Pedro disse...

Alexandra,

Depende claramente da entoação. Furacon pode ser britânico!:)

RBL,

É seguramente uma óptima série. A não perder. Quanto muito ver ao mesmo tempo a novela da TVI. Para ir comparando.

P.