domingo, 21 de fevereiro de 2010

As dúvidas que não saberei esclarecer aos mais pequenos

Relendo o Calvin, deparo-me com as questões que tendo uma resposta científica, poucos de nós a saberão dar. São questões às quais consigo encontrar (algumas) respostas no livro "Porque não congelam os pinguins?". Este, a par de "Porque é que o Mar é azul" tem perguntas do quotidiano que são respondidas por cientistas da actualidade.

Exemplo: Porque é que o céu, sem nuvens, é azul?

Resposta científica: O céu é azul devido a um efeito conhecido como dispersão de Raleigh. A luz emitida pelo Sol colide com as moléculas suspensas no ar e dispersa-se em todas as direcções. A taxa de dispersão depende dramaticamente da frequência, ou seja, da cor da luz. A luz azul, que tem uma frequência muito alta, é dispersa dez vezes mais do que a vermelha, que tem uma frequência mais baixa. Daí que a luz de "fundo" dispersa que vemos no céu seja azul.

Bom, tenho algum receio que uma resposta deste tipo, possa gerar pesadelos na malta mais pequena. Ou então que de seguida me perguntem o que significa dispersão, frequência ou moléculas.

Por isso as minhas respostas vão ser sempre bastante mais simples. Algo do género: O céu é azul porque a tinta dessa cor estava em promoção no supermercado e havia um senhor muito grande que até tinha um pincel em casa e era Domingo e tratou de pintar o céu.

Agora dorme bem porque o mesmo senhor já está a pintar o céu de preto porque era a promoção desta semana e até está a fazer umas estrelinhas.

Só. Sem mais explicações.

Pode não ser pedagógico. Mas é certamente funcional. Até porque eles me continuam a falar e a rir-se do que eu digo.:)

P.

6 comentários:

Xana disse...

Lá que se riem e gostam de ti, é verdade. Os miúdos adoram-te! Acho que é mesmo por essas respostas simples, que até eles sabem que são patetas!
Fico com algum receio do futuro dos nossos futuros miúdos.. Se acreditarem no pai, vão trazer para casa alguns tesourinhos nas disciplinas de ciências e estudo do meio..
Bjs na superfície frontal
PS: para quando um estudo aprofundado sobre a origem dos croquetes?

Cláudia L. disse...

:) Muito bem explicado!

Os miúdos precisam disso mesmo, de imaginação, magia e coisas simples. Têm tanto tempo para perceber o complicado.

Pedro disse...

Ora um estudo sobre a origem dos croquetes. Vou pesquisar e depois digo qualquer coisa:)

Pedro disse...

:) Eu gosto sempre de pensar que estarei a dar uma resposta válida quando me perguntarem: "Porque é que os cães têm quatro patas?" eu possa responder " Porque com três patas era um tripé".

Spaceman Spiff disse...

Aliás, é o único motivo... originalmente vinham só com 3 patas, mas muita gente confundia cães e tripés e então puseram mais uma pernita...

Pedro disse...

Até porque os tripés não respondiam ao assobio. E pô-los a dar a pata era uma chatice. Principalmente porque depois ficavam só com duas.