quinta-feira, 7 de outubro de 2010

A minha avó

As avós. As avós são mães por duas vezes. Pelo menos foi isso que me venderam na escola. Isso e rebuçados. Lembro-me melhor da parte dos rebuçados. Uma "droga" manhosa em formato de chupa chupa que a troco de 20 escudos nos era vendida. Bem, mas qual era o tema? As avós...

As avós. As avós são mães por duas vezes. E isso sente-se em cada momento. Na alegria imensa que sentem por ver e estar com os netos. Por serem parte integrante da família. Por contribuirem para que os momentos familiares aconteçam e que fiquem gravados como mais um momento na sua memória.

A minha avó Luísa acompanhou-me desde pequeno. É a ela que devo as caminhadas até à escola. É dela a primeira cara que via quando saía do colégio e que, muitas vezes, representava a minha fuga aos trabalhos que fazíamos antes de nos irem buscar (valeu avó!) apesar de que nunca se atrasava. É a pessoa com quem passava mais tempo. Com quem aprendi imenso e me diverti. Que desceu, naquela altura, à minha idade e que contribuiu, em cada momento, para desenvolver a minha personalidade.

A minha avó Luísa hoje recorda os tempos do passado. Do antigamente. Mas também vive o seu estado actual. O presente. Vive-o com paixão. Com paixão por aqueles que ainda fazem parte do seu respectivo quotidiano. Pergunta-me invariavelmente pela X. e diz-se muito muito feliz pelas nossas visitas a sua casa que está sempre impecável. A minha avó Luísa diz, e com razão, que a vida dos tempos actuais não permite que estejamos tantas vezes juntos mas que, no fundo no fundo, somos todos amigos. E somos avó. Somos muito mais do que isso.

A minha avó Luísa é simplesmente em vida uma das pessoas com maior importância na minha existência. Aos avós, a todos, que tenham sempre a atenção e reconhecimento daqueles que, como eu, tudo lhes devem no seu papel de netos. Tê-los connosco é algo que não deve nem pode ser desperdiçado. Cuidem-nos. Façam-nos sentir cada sorriso e cada momento.

Beijinhos avó.

P.

6 comentários:

Cláudia L. disse...

A tua avó tb se chama Luísa? Dessa não me lembrava... sorry!

Pedro disse...

Sim! Deixa lá. Há muitas coisas das quais me esqueço em dois segundos. Por exemplo...esqueci-me!:)

P.

Xana disse...

Beijinhos!

Madrecita disse...

Se ela tivesse computador e lê-se este post ia concerteza ficar muito feliz, tal como ficou ontem com a tua visita:). Beijos (por ela).

Unknown disse...

Eu nunca cresci com os meus avós. Aos 10 anos já não tinha nenhum. Felizmente depois de ter casado ficou com os quatro avós do meu marido, e eles tratam-me como se eu sempre tivesse sido neta deles.
É muito bom ter avós.

Tazmania disse...

Excelente o post sr. Pedro! Obrigado ;)