quarta-feira, 20 de outubro de 2010

Brrrrrrrrrrrrrrr!

É o som que emana de cada um de nós com a chegada do frio. É o momento em que o número de graus centígrados se equivale ao consumo da carrinha em litros de gasolina. No caso de hoje foram 9. E, coincidindo com o "meio" do mês é também a altura em que mais pessoas se juntam nos transportes públicos o que acaba por ser sempre uma forma de amenizar este frio que agora parece aproximar-se do nosso pequeno Portugal.

Senhoras e senhores deixam agora crescer o bigode na perspectiva de poderem ter menos frio na face e passam usar chapéus felpudos com uma cauda de castor. As senhoras juntam a estes fenómenos uma total semelhança no calçado que usam com botas forradas de pêlo - vamos chamar-lhe assim. Senti hoje uma dessas botas cravar-se no meu pé ao qual exclamei: "Ahhhhhhh, fod**!". Fui prontamente corrigido com a frase : "O meu nome é Goreti".

Brrrrrrrrr é também o som de uma locomotiva a chegar... Não falo do meio de transporte público mas sim de uma senhora, também ela detentora de farto bigode, que hoje teimosamente tentou entrar no metro. O momento foi único. Inigualável. O metro estava cheio, completamente a abarrotar, mas isso não foi o suficiente para a impedir de cumprir o desejo de entrar. Correu a partir das escadas de acesso e lançou-se literalmente para o meio da multidão. Terá pensado: "Se os artistas fazem isto nos concertos, porque não hei-de eu fazer desde que proteja os meus "belongings*?". Da primeira vez não correu bem. A mala ficou de fora bem como o joanete. Voltou atrás e lançou-se de novo e ...sucesso! Gostava tanto, mas tanto de ter gravado este sucesso. Minha senhora, à mesma hora amanhã no mesmo local? Pleaseeeeeeeeeeeeeeeeeee!

* Protect your belongings - é uma frase dita no Metro e que apela à protecção dos bens à entrada e saída das carruagens. Daí que se oiça, de quando em vez, a expressão: "Ai meu bem...". É daqui.

P.

2 comentários:

Tazmania disse...

aahhh... as saudades que tenho do metro de lisboa....especialmente em hora de ponta... do apertanço (sobretudo nos dias quentes do ano)e da IC19 ou da A5 (que com crise ou sem ela, nunca nos decepcionam em hora de ponta)... dos comboios da cp lotados, em que vamos de pés não assentes no chão, especialmente com greves, perturbações na linha, avarias assentes em dúvidas existenciais...aaahh que saudades.... hmmm, naaaah :p

Madrecita disse...

Adorava ter visto, não só a senhora a atirar-se para dentro do comboio, mas também e principalmente, a tua cara e a vontade de rir que te deu:)