quarta-feira, 27 de outubro de 2010

Hã?

Há cada vez mais comentadores no panorama televisivo. Pessoas que reúnem, em teoria, um conjunto de atributos que lhes permite ter opinião sobre todos os temas, desde o drama da saída de Daniela da Casa dos Segredos até ao pagamento de portagens nas Scuts. É esta a amplitude dos comentários. De todos os que enchem os écrans de televisão - João Gobern na RTPN enche o écran com alguma facilidade dado o seu volume - com os seus comentários, aquele que mais gosto de ouvir é Miguel Sousa Tavares. Porque, a meu ver, deixa as politiquices de lado. Critica e denuncia com base na informação disponível. Tem o lado mais terreno de todas as abordagens quando, a maior parte dos seus colegas de profissão, eleva o debate a um nível tal que ninguém percebe.

A este propósito reparo cada vez mais que dá sempre imenso jeito ter na manga meia dúzia de números que se atiram para o ar e deixam a ideia que se domina o tema. Não será com estranheza que à pergunta "Qual é o valor médio da fatura de electricidade em Portugal?", se receba a resposta "É 1/23 do PIB do Haiti". Porque ninguém vai ver qual é o PIB do Haiti, mesmo quando aparentemente é apenas um dos dois países - o outro é a Itália - que nos últimos 10 anos obteve o menor índice de crescimento deste indicador quando comparado com Portugal. É caso para dizer "Aideti que nos ultrapasses, aideti!".

P.

2 comentários:

Spaceman Spiff disse...

Muito bom trocadilho... a verdade é que basta que a meia dúzia de portugueses lhe dê uma dor de barriga (dos que trabalham) e eles já nos passaram!

Xana disse...

Aideti!