segunda-feira, 4 de outubro de 2010

Nós fomos. U2?

Foi um concerto memorável. Muito Bono, mesmo! Foi provavelmente o melhor concerto da minha vida naquela que é considerada por muitos "A melhor banda do Mundo". Os DZRT já reclamaram o estatuto mas como é que se pode elevar uma banda que tem nome de sobremesa a um posto de banda principal? Sobremesa é no fim. Não é um prato principal, meus caros. Não é evidente que assim não chegavam lá? Claro!

Coimbra recebeu mais de 40.000 pessoas para o mega concerto dos U2. Mas também recebeu uma dose de chuva que foi uma coisa jeitosa. Centenas, milhares de pessoas acorreram às lojas na expectativa de poder contrariar a vontade de S. Pedro e terem algo com que se abrigar. Ainda tentei falar com o meu homónimo "Oh São, mas que é isto, pah?". Mas nada. Alegadamente quem é Santo não fala com terrestres. São coisas divinas em que não nos podemos intrometer. Os impermeáveis voaram - até porque estava vento - e por isso restou ao comum dos mortais comprar plástico a metro e fazer um buraco no plástico para colocar a cabeça. Uma espécie de gigantone que se tornou bastante popular em Coimbra. Tenho ideia que nunca nos tiraram tantas fotos (e sim, eu tenho fotos) nem mesmo em casamentos e batizados.

Foram muitas horas à espera daqueles senhores. Contavam-nos que vieram de helicóptero do Porto até Coimbra. Não queriam pagar portagem. Só pode. Nós apanhámos o autocarro até ao estádio. Tínhamos uns vouchers, adquiridos em Lisboa, que devíamos trocar por bilhetes de autocarro. A troca aconteceu num local devidamente assinalado. Uma carrinha que tinha dois senhores que pareciam estar a vender droga. Os vouchers eram trocados à janela mais ou menos no mesmo tom em que se diz "Eu preciso, eu preciso. São duas doses". E fazia-se logo a troca. Eu não faço ideia se o termo certo é dose. Lamento se existe aqui algum erro técnico. Já não me drogo há uns anos, ok?:)

A segurança era bastante apertada. Nunca mais me hei-de esquecer quando perguntaram "Leva águas na mala? Não, eu só levo bombas". O segurança riu-se e deixou passar. Foi épico. Não tenho cara de terrorista, o que me deixa muito mais descansado. O verdadeiro terror estava dentro do estádio com o número de pessoas a crescer a cada minuto. "Olhem que isto não é nenhum concerto do Padre Borga", disse eu na expectativa de criar algumas desistências. Mas não. Nada. Era cada vez mais gente associada a uma chuva que teimava em não parar.

Próximo da hora do concerto, a chuva deu tréguas. São Pedro foi jantar, pensei eu. A organização deve ter pensado o mesmo. O palco, inovador e imperial (no sentido em que se vendiam cervejas no local, só isso), parecia ganhar vida com a primeira banda a entrar no palco. Os "Porquinhos da Ilda" abriram a noite...Pronto, não foram. Com muita pena nossa. Depois, e tremendamente ovacionados, chegaram os senhores por quem Coimbra esperava. É muito mais do que um concerto de música. É um verdadeiro espetáculo. Muitas vozes no público complementaram a voz do artista - o Bono teve de parar numa música...aquilo já não piava nada - e foi um rol de êxitos que todos conhecemos.

Coimbra, cidade estudantil, vestiu-se a preceito para receber estes senhores. E em boa hora o fez. Foi memorável. Jamais esquecerei.

PS. Obrigado à organizadora pelo enorme esforço na aquisição dos bilhetes. Valeu. E muito!

P.

7 comentários:

Spaceman Spiff disse...

Não, também não foi neste...

Xana disse...

Foi mesmo muito bom!

Spaceman Spiff disse...

Então aqui fica uma das melhores de sempre!

Pedro disse...

Pensava que eram os Porquinhos da Ilda.

P.

Tânia disse...

realmente um concerto brutal e memorável!!

Si disse...

Mi2, Mi2...
Foi Mágnifico!!

Pedro disse...

Olá Si,

Bem-vinda ao estaminé!:) Foi muito bom, sem dúvida.

P.