quinta-feira, 20 de janeiro de 2011

Óculos & Inteligência

Não sei se estaremos perante um mito urbano. Mas tenho a noção de que esta é uma ideia mais ou menos comum: as pessoas que têm óculos são mais inteligentes. E porquê? Os óculos dão um toque de intelectualidade às pessoas. Parece-me que é por isso.

Se repararmos bem há momentos críticos em que as pessoas colocam os óculos. Apenas dois exemplos. Quantas e quantas vezes vemos figuras de Estado assinarem documentos importantes e no preciso momento em que se debruçam sobre as folhas colocam os óculos. Porquê? Porque a assinatura sai de forma mais fluente.

Tenho também a noção que a inspiração surge de forma mais simples quando se colocam os óculos. Um qualquer escritor, no recanto do seu lar, só escreve se tiver os óculos postos.

Não é por mero acaso que, ainda com outro propósito, no passado disse "o João (meu irmão) nasceu com óculos?". A falha, naquele instante, foi que fiz uma pergunta e não uma afirmação quando é tão natural e visível que se trata de uma pessoa inteligente.

Por isso, e desde que tenho óculos, nos momentos de uma qualquer decisão ponho os óculos. No trabalho ou em matérias pessoais. Antes de bater uma bola no ténis ponho os óculos. A conduzir ponho os óculos. A cozinhar ponho os óculos. A verificar os números do Euromilhões ponho os óculos. A tentar perceber os discursos do nosso Presidente ponho os óculos. A bater na mulher...pronto, não ponho os óculos.

P.

3 comentários:

Anónimo disse...

ora que concordo
oculos
sao sinal de inteligencia
mas só ve quem os tem :)
m.

Spaceman Spiff disse...

Tudo errado, esta noção só acontece porque apenas se usa os óculos para fazer coisas supostamente intelectuais... ler, escrever, usar o PC!

Ninguém usa os óculos para ir à casa de banho... mas se calhar devia, para evitar ouvir: "Oh Manel, o que estás a fazer no bidé!"

Pedro disse...

É, dizem que sim!

P.