terça-feira, 18 de janeiro de 2011

Transparência

A transparência é uma qualidade nas pessoas que é admirável. E aqui não falo de roupa transparente. Nada disso. Estou a falar da característica ao nível da personalidade. Ser transparente é, para mim, uma pessoa ser verdadeira. Dizer as coisas tal como elas são. Umas vezes ligeiras e simpáticas e outras pautadas pela dureza nos comentários e nas opiniões.

Mas transparência é mais do que isso. É ter a capacidade de confiar nos outros. Naqueles a que chamamos amigos. Se os classificamos como tal é porque, de certa forma, são relevantes. E se são relevantes é neles que devemos confiar para partilhar os nossos bons e maus momentos. Se apenas os procuramos em determinados momentos é porque algo não está bem. Em nós, no amigo ou na relação estabelecida entre ambos.

A transparência não é algo que se adquire com o tempo. É uma questão de postura e de atitude. Ser transparente é acima de tudo acordar e viver com a noção de que aquilo que pensamos é aquilo que indicamos, partilhamos e praticamos no dia a dia. É não fazer teatro no sentido de sermos ou vestirmos a pele de uma personagem que na realidade não somos. É ser sincero.

Ser transparente não é de todo fácil. Mas é acima de tudo necessário.

P.

2 comentários:

Spaceman Spiff disse...

Mais um daqueles posts, que pelo significado que tem, não merece um daqueles comentários parvos, deixo aqui apenas o meu completo acordo!

Espera lá, agora que falas em transparência, acho que "está-me a dar, está-me a dar, está-me a dar"... transparente mas nem tanto!

Eu sei que disse que não merecia... mas não resisti ;)

Anónimo disse...

eu as vezes sinto me é transparente hhihihihi
mas axo q isso n é nada bom....:)

mto bom post as usual

bjs
m.