quarta-feira, 12 de janeiro de 2011

Olha a dívidaaaaaaaaaaaaaaaaa fresquinha!

Ufasssssssss! Portugal conseguiu vender, uma vez mais, dívida pública. No leilão que decorreu hoje a oferta foi 3,2 superior à procura o que demonstra que a nossa dívida está bastante apetecível. Podemos, neste momento, ter pouco ou nada para exportar, mas ao menos vendemos dívida de enorme qualidade a 4 anos ou mesmo a 10 anos.

Por mim, e nas operações do dia a dia, vou tentar recorrer a esta ideia. Vender dívida. Quando comprar qualquer coisa direi que irei pagar a 4 ou a 10 anos. Um pastel de nata? Pago em 2021, está bem? Até pode ficar ligeiramente mais caro mas estou disposto a pagar os juros do pastel de nata desde que o possa consumir naquele preciso momento.

Assusta-me a ideia de viver num país que continuamente vive acima das suas possibilidades e em que os sintomas de riqueza de alguns são chocantes quando comparados com o declínio de uma larga maioria da população. Que num ano de contenção orçamental - 2010 - vê a sua despesa crescer 1,7% face a 2009 e em que mesmo assim se considera que existiu uma redução na despesa porque estaria previsto crescer 2,5%. Quer isto dizer que, mesmo em ano de crise, nós iríamos gastar mais dinheiro do que no ano anterior. Faz algum sentido? A mim não me parece que assim seja. Mas enquanto isso, e até para não destoar, vou aplicando a técnica do pastel de nata.

P.

7 comentários:

Spaceman Spiff disse...

Será que o Teixeira dos Santos mete uma cunha por mim!? É que tenho cá em casa um psiché e dois pares de ciroilas para vender!

Troco por duas coisas dessas da divida... ou sugus, também aceito o pagamento em sugus!

Pedro disse...

Mas o psiché tem 4 ou 10 anos? É que isso é importante.

P.

Madrecita disse...

O que me assusta é que a dívida foi comprada pela China (não foi?). Qualquer dia andamos todos de olhos em bico:)

Spaceman Spiff disse...

Eu não me importo que as minhas ciroilas passem a ser usadas por um chinês! Desde que paguem...

Spaceman Spiff disse...

Já agora, do psiché não sei a idade... mas as ciroilas já foram do meu avô, tem valor sentimental!

Unknown disse...

Isso de leiloar dívidas faz-me confusão, parece uma coisa absurda pensar em vender dívidas: "Quem dá mais por esta dívida? Vendida ao senhor lá atrás de olhos em bico!".
Qualquer dia aparecem anúncios do jornal: "Vendo dívida de supermercado no valor de 150€".

Tazmania disse...

"Quero dinheiro para comprar um carro noooovo!"