quarta-feira, 12 de janeiro de 2011

Nespresso ou Nespreço?

É sem dúvida uma ideia genial. Reunir numa cápsula a essência do sabor do café e misturá-lo com outras fragâncias tornando-o apetecível para os ávidos consumidores dessa bebida.

Reparem que o café ocupa um lugar muito especial no dia a dia dos cidadãos. Por exemplo, no trabalho as pessoas reúnem-se junto à sala do café onde colocam a conversa em dia. Falam sobre elas, sobre o que vivem, sobre o que assistiram e partilham experiências. Umas preferem o café longo e as outras curto. Umas com açúcar ao passo que outras preferem adoçante. Mas o ponto comum é sempre o café. Outro tipo de bebidas como água, sumos, coca-cola, vodkas ou martinis não assumem este estatuto de terem uma sala e de servirem de base para uma qualquer conversa ou para um qualquer momento social.

Ainda que não seja dependente de café - gosto do sabor mas não faço questão de beber - reconheço que os cafés da Nespresso são mesmo bons. De todos creio que ainda não terei experimentado "Rosabaya de Colombia". Mas isso é algo que se pode fazer na loja. A loja - e aqui refiro-me à loja junto ao Corte Ingles - tem um glamour muito próprio. Quando se entra percebe-se que estamos num sítio onde o marketing fala mais alto. Onde um produto, de baixo valor, assume um custo elevado pela ideia criada de que aquele sabor é inimitável, que o café sai sempre igual e que é algo que não é recriável pelas outras marcas.

O problema, para mim, será sempre o preço. Daí a razão do título. Acho que é demasiado caro para o produto em si e altamente limitativo. Para quando uma Nessicha (uma espécie de máquina que tire cachorros), uma Nescaxi (que faça sobressair o sabor do abacaxi) ou mesmo uma Nestoque (que proporcione bons e suculentos bitoques)? A mim ninguém me tira a ideia de que nomes como Nestum ou Nêsperas não são mais do que projectos falhados de cápsulas de atum e de pêra que depois disfarçadamente resultaram em pacotes de cereais e fruta. Que me caia já aqui o piano do anúncio do George Clooney na cabeça se não for....verdade! Dóóóóóóóóóóóóóóóóóóó!

P.

5 comentários:

Madrecita disse...

Muito bem!:) Também sou fã da Nespresso:)

Spaceman Spiff disse...

Proponho começarmos já amanhã com a experiencia de nos reunirmos no café, mas para berbermos minis! Cada um leva um pack de 6 e pomo-nos ali a beber e a mandar piropos às miúdas! Um espécie de trolha... office trolha!

Com a vantagem que depois não temos que nos equilibrarmos no andaime, por isso podemos sempre aviar mais umas quantas!

Pedro disse...

Vamos ver quem é que cumpre com esta ideia!

P.

Unknown disse...

Felizmente não gosto de café, nem de salas de café. O café puxa o cigarro e o cigarro traz fumo. Dispenso o convívio nas salas de café por esses motivos.

Anónimo disse...

a parte do nestum deixou me com fome :)

mas que me lembre nao tinha o George no anuncio ...hummm

olha,vou é fazer uma refeiçao NES
prato NES tum
cafe Nes presso

bjs
m.