sexta-feira, 12 de março de 2010

Porquinho mealheiro

Conhecem Carlos Slim? Pelo nome somos tentados a dizer que se trata de um nutricionista.

"Dr. Slim, receite-me s.f.f a cura de emagrecimento nº28 para eliminar o pneu...". É o pensamento que tenho. Mas não. Trata-se do homem mais rico do Mundo. E quando digo homem mais rico do Mundo estamos a falar de 53,5 mil milhões de dólares. É um valor superior ao PIB de mais de 100 países. Não consigo sequer imaginar o número de porquinhos mealheiros que deve dar mas diria que devem ser para cima de 4.

São números que nem sequer consigo projectar na minha mente. Não tenho noção do que é que possível comprar com tanto dinheiro mas tenho ideia que pode ser complicado gerir esta verba em algumas situações. Especialmente nos supermercados.

"Sr. Slim, são 15,23 € pela sandes de torresmo e grelos de nabo."

"Aqui só tenho 1,23 mil milhões de dólares."

"Não tem mais pequeno?"

"Tem razão. Tenho 1,12 mil milhões de dólares. Desculpe, estava distraído. Tinha aqui no bolso interior do meu casaco."

"Mas mesmo assim não tenho troco para si. Não tem Cartão Continente, não?"

"Não. Mas posso comprar esta loja. O que lhe parece?"

"Sim, tudo bem. Quantos sacos quer?"

"É só um. Levo tudo junto."

"Muito bem. Carregue então em verde, código, verde e um bom domingo."

E pronto. Estaria resolvido. Mas a sandes de torresmo e grelos de nabo teriam ficado por uma pipa de massa. E reparem como de torresmos e nabos já passámos para pipas e massas. E porquê? Porque o Sr. Slim comprou o supermercado e já tem direito a toda uma oferta muito superior porque, no fundo, quem tem dinheiro usa e abusa do seu poder de compra.

Bom seria se por mero acaso transferisse algum para a minha conta. Basta o suficiente para comprar um pão com chouriço. Por hoje é o que me basta para ser feliz.

P.


2 comentários:

Cláudia L. disse...

Dr. Slim?!
Olhe, já agora que está aí feito um mãos largas, compre-me lá um apartamentozito ali em Lisboa com 200m2 com vista para o Tejo, assim todo remodelado e cheio de pinta.
Eu prometo que lhe faço uma sande de torresmos daqui do lóbulo da orelha :)

Pedro disse...

Ora com certeza! Sai um apartamento com vista para o Tejo para a mesa do canto. Não me esquecerei da promessa:)