segunda-feira, 29 de março de 2010

Madeira (que não contraplacado)

Estamos de volta. Estas mini-férias souberam que nem ginjas (mesmo para quem nunca provou ginjas). Posso mudar para ponchas? Vamos experimentar: "Estas mini-férias souberam que nem ponchas". Sim, pode ser.

A experiência low cost foi bastante positiva. Gostei especialmente da tripulação espanhola a falar inglês. Aquela musiquinha tão típica dos espanhóis está também presente na tentativa de falarem inglês. E sim, é uma tentativa. A páginas tantas há uma certa dificuldade em perceber se estamos perante a língua inglesa ou alguém a contorcer-se de dores. E existe a possibilidade de ser o comandante, o que levanta logo algum receio para o resto da viagem. Mas como o bilhete já está pago e só podemos levar uma mala de mão não há sequer qualquer hipótese de levarmos a bordo toda a parafarmácia habitual. Preferimos levar as sandes de leitão porque a comida a bordo é cara. Em resumo, vamos voar "lowcostemente" mais vezes. E em espanhol inglesado que é uma delícia.

Sobre a Madeira (a parte de Bagdad era só para disfarçar) também gostámos imenso. Eu gostei, em especial, de Porto Moniz. Das piscinas naturais. E também gostei do facto dos madeirenses não apitarem no trânsito. Junta-se o som e a calma da paisagem verdejante à inexistência de sinais sonoros dos automóveis. A excepção é quando existem três veículos conduzidos por indivíduos do "Contnente" a apitarem que nem doidos nos túneis, com as pernas de fora ou os pés a fazerem de Flinstones, a fazer sinais de luzes ou a subir as colinas em 1ª a 5.000 rotações. Tudo isso são pormenores. E eu, no meu caso particular, posso sempre alegar que foi a Sílvia a conduzir. Tenho um documento, passado supostamente em meu nome, que diz "Sílvia". E em ocasiões específicas como estas vou certamente indicar que não sou eu.

Já não ia à Madeira há muitos anos e está tudo muito diferente. Muito desenvolvido e orientado inteiramente para o Turismo (nós nestes 5 dias). Fiquei finalmente a conhecer as ponchas. Existem vários sabores. Que depois se combinam com Bolo do Caco (traduzido fica Cake of Caco). Portanto existiram vários momentos em que o Cake of Caco se conjugou com a Poncha. Mas também com Brisol e Brisa, os sumos locais. Aqui, no Continente, só temos a Brisa do Mar e a Brisa das Autoestradas. Mas nada se compara com a Brisa da Madeira.

Ficámos também a conhecer uma bebida chamada Nikita. E não. Não é preciso cantar a música "Nikita" do Elton John enquanto se bebe. Ainda que isso tenha marcado, e muito, um Verão da década de 90 deste menino. Ouvi "n" vezes o Sr. John a cantar Nikita. Mal eu sabia que ele estava na Madeira. Devia estar a tomar poncha, com toda a certeza. Ou a comer bananas. Ah, não...isso foi o José Cid.

No restante ficam as milhentas fotos tiradas e que são a melhor recordação das nossas memórias. E, para terminar, não nos podemos esquecer dos anos da Letícia na próxima quarta-feira! Aquela senhora já está a ficar crescidota. A minha dúvida é: "Será que vais receber uma prenda vinda directamente da Madeira?":)

P.



7 comentários:

Xana disse...

Desconfio que o Tridente ainda vai surpreender a Letícia no contnente!

Leticia disse...

Tomando a voz de Leticia, estou à espera que o homem da minha vida, o conhecido tridente, venha festejar comigo, o meu 29º aniversário (ou será o 32, isso de fazer 25 anos à5F e 28 ao domingo é confuso)

Nome da Tela disse...

...e quando quero ver aquele amor meu, pego na Letícia e lá vou eu......Letíciaaaa! Ai, ai Letícia, ai, ai, aiai!

andreices disse...

Realmente foram umas belas férias com direito a Poncha, Nikita, buzinadelas do "Contnente", Flintstones, Papparazzi, subidas intermináveis, Brisa e Brisol, aniversários de hora a hora (sempre da mesma pessoa, entenda-se), bolo do caco e ainda com direito ao último hit madeirense do momento: "Ribeira Brava, Funchal, Curral das Freras, Caniçal... Madera... vai recuperar, Madera... vai recuperar",

Pedro disse...

Muito bom foram umas férias sempre a bombar....
umas vezes de teleferico, outras de cesto, outras de poncha ai nao isso era uma bebida de lá.. outras de opel Gt turbo, outra á LÁ PATA, E ainda de MICRA ganda carro. com a Nikita a cantar e com a brisa no ar ..
Muito bom

Susana disse...

só te esqueceste de um pormenor... os ares da Madeira são tão saudáveis que até te cresceu cabelo louro (ou loireee (à madeirense)) e aos caracóis e eu tenho fotos que provam isso! :p lololol

Pedro disse...

Olá Susaninha! Obrigado por escreveres!:)

Parece incrivel mas ainda não tenho essas fotos!

Beijinhos,
P.