sábado, 20 de março de 2010

Piropo caiu em desuso - o que é uma pena!

Um estudo da Universidade de Connecticut revelou que os homens que assediam mulheres com assobios e comentários sexistas prejudicam todo o seu género. É a prova provada de que o piropo está em desuso. Pelo menos na sua forma clássica com comentários e assobios. Se já há uma elevada taxa de desemprego em Portugal imaginem agora, especialmente no sector da construção civil, o que é que não se irá passar?

Eu nunca fui muito de piropar. E perdoem-me por criar aqui um verbo mas simplesmente apeteceu-me. Até porque o acto do piropeio exige, desde logo, o domínio de duas características:

. Assobiar - algo que não consigo fazer. Assobio para dentro e, num determinado momento, fico sem ar e vermelho. Pensarão as moçoilas: "Ai que giro! Até fica corado de assobiar!"; Pensarei eu: "Irra que preciso de respirar...!";

. Comentários sexistas - realmente gosto de comentar (o vulgar "mandar postas de pescada") mas esta parte do comentário sexista em si mesmo não é algo que aprecie. Já agora, e por falar em postas de pescada, a perca de ontem estava muito boa. Parabéns à cozinheira e à perca.

Portanto certamente que vão existir elementos que vão piropeando no seu quotidiano mas já sabemos que essa postura perdeu eficácia. Há inclusivamente registos que dizem que, estatisticamente, a frase: "Vai piropear para outro lado" já bateu a frase "Vai-te catar". E reparem que "catar" quando mal escrito até pode ser um país e não podemos negligenciar uma expressão que per si pode ser um território.

Assim sendo, e em jeito de conclusão, proponho apenas que se edite um livro com os melhores piropos. Relatos da vida real registados na forma de escrita e em DVD para que se possa mostrar à mocidade como se piropeava em Portugal desde o tempo dos Reis - "Oh Leonor, pareces uma rainha!; Mas eu sou!!!"; até ao século XXI - "És mais bonita que a minha galinha do Farmville.".

Aquele fim de semana espectacular é o que vos desejo.

P.

2 comentários:

Anónimo disse...

Então, mas se não piropeavas, pq achas uma pena que esteja em desuso?

Era para marcares a diferença daqueles que prejudicavam todo o género?

AV

Pedro disse...

Fui apanhado, uma vez mais, na curva. Isto de inventar tem as suas dificuldades no que toca à lógica do que se escreve:)

P.