quinta-feira, 18 de março de 2010

Arte

Tenho uma relação distante com algumas formas de arte. Talvez por isso não consiga dar valor - pelo menos o tipo de valor que é referenciado na peça - às obras. São valores incalculáveis. Talvez por isso não frequente com regularidade museus. Porque não tenho por um lado a capacidade e conhecimento crítico, e por outro, o interesse para conseguir perceber o que muitas vezes revelam os quadros ou esculturas onde nada vejo e que seja merecedor de tamanho reconhecimento.

Para mim o melhor quadro do Mundo é aquele que está no "quarto dos brinquedos" da minha sobrinha. Adoro aquele quadro porque sei quem o fez e porque se enquadra bem naquele contexto. E espero, que um dia, o possa exibir em algum local importante e que possa ser merecedor de crítica. Qualquer coisa do género:

"A artista quis indicar através do nariz vermelho do palhaço que se vivia um período de euforia, de festa, com muito vinho à mistura..."

"A artista pretendeu indicar através do chapéu de chuva colorido que a previsão do estado de tempo para aquela semana era chuva forte com possibilidade de ocorrência de arco iris..."

E que perante isto aquelas senhoras que passeiam laca no cabelo possam exclamar:

"Ah, que espectacular!"
"Ah, que visão!"
"Ah, que rasgo de génio!"

Porque, no final do dia, o único rasgo que existiu foi que o quadro foi pintado numa altura em que possivelmente havia obras em casa e se rasgaram as calças. Mas isso ninguém sabe.

Chamem-se básico mas prefiro continuar a ter este olhar inocente sobre os artistas e apreciar apenas aquilo que, dentro da inocência, efectivamente me parece digno de valor.

P.

4 comentários:

Cláudia L. disse...

Picasso é Picasso. O que faz dele um grande pintor é o facto de tu olhares para qualquer obra dele e saberes, pelo traço, que é um Picasso.

Já esse quadro a que te referes...se tem palhaços, não me posso pronunciar.

Madrecita disse...

Quando dizes "senhoras a passear laca no cabelo", estavas a pensar em alguém especial?

Pedro disse...

É um artista que até tem direito ao nome de uma pastelaria!:) Aquilo é com cada obra de arte. Vale bem a pena.

P.

Pedro disse...

Bom, não estava a pensar em ninguém em particular. Lembrei-me simplesmente de falar disto:)

P.