segunda-feira, 1 de março de 2010

Abertura fácil

Há qualquer coisa no conceito de "Abertura Fácil" que me escapa. Normalmente está associado a uma embalagem que se deseja que seja de fácil abertura para o cliente. A simples menção "Abertura Fácil" indica que foi necessário desenvolver um mecanismo para tornar o processo de abertura em algo acessível a qualquer pessoa. Senão não era necessário destacá-lo. Pois bem, existem pelo menos três artigos que não consigo abrir. Pelo menos com a facilidade enunciada e que representa uma aparente mais valia do produto.

Falo especificamente dos pacotes de arroz. Quem é que consegue abrir um pacote de arroz sem deitar fora uma quota parte do seu contéudo? Quando dou por mim já tenho o arroz a saltitar na cozinha. E reparem que o termo saltitar não é porque esteja dentro do tacho a saltitar. Não. Uma parte dele nunca chega ao tacho.

Falo também das manteigas e doces. Aqui admito que será alguma falta de jeito mas as Mimosas e Doces de Morango deste Mundo revelam-se particularmente difíceis de abrir. Há como que uma necessidade de espetar um garfo na embalagem para conseguir chegar ao seu conteúdo. E afinal algo que devia ser tão simples acaba por ficar com alguns furos. Deve ser para respirar, com certeza.

Por último, e apesar de não haver uma menção "Abertura Fácil" nos sacos de plástico acho muito difícil abri-los. Um artigo que tem menos de 20 microns de espessura é coisa para ser bastante fina e que não "descola" com facilidade. E depois aqui existem várias técnicas: esfregar apenas dois dedos com força em sentidos opostos; soprar para o saco antes de o abrir; abrir o saco pelo fole; chamar a "menina" para pedir ajuda. Eu sou particularmente fã da última opção apesar de reconhecer que não é um mote de conversa particularmente vasto. Como passar de "Pode ajudar-me a abrir o saco?" para "Isto hoje está fresquinho, não está?". Esta é a dúvida que me invade esta noite.

P.






8 comentários:

Cláudia L. disse...

Uiii, era aqui um sem-fim de produtos que dizem "abertura fácil" e que de fácil não têm nada.

Pedro disse...

Sim, sim. Estes são apenas aqueles com os quais tenho mais problemas.

Anónimo disse...

CARO CROQUETE :)

ORA AQUI UMA VERDADE QUE NINGUEM CONTESTA ;)
DIRIA MESMO QUE ESTAMOS TODOS FACILMENTE ABERTOS AO TEMA DAS ABERTURAS FACEIS :)

ATE PQ O MEU ARROZ TB SALTITA NA COZINHA... ASSIM COM NIVEIS DE FREQUENCIA ELEVADOS....

BOA ESTADIA EM AVEIRO

M.

Pedro disse...

Thanks!:)

Spaceman Spiff disse...

Os itens referidos são todos de abertura fácil, a questão é que isto depende de diversos factores: factores climáticos; pressão atmosférica; mapa astral... mas mais importante que tudo, e factor crucial, o indevido que está agarrado ao "pacote de arroz"...

Não te esqueças dos ovos moles! Garantido que são de abertura fácil!

Pedro disse...

Eu diria que o mapa astral tem mesmo uma grande influência. Especialmente quando estamos a falar de Arroz de Peixes!

Sobre os ovos moles...mas afinal o pedido não tinham sido chamussas?

Anónimo disse...

E o picotado do pacote de leite? Serve para quê? A mim ninguém me tira a tesourinha para cortar a abertura. Se for pelo picotado, depois de muito esforço, arranco quase metade da "tampa" de forma que perco metade do pacote tentado derramar dentro de um copo, saindo um bom bocado por todo o lado desperdiçando-se!
Pfuff!

Pedro disse...

Uiiiiiiii, os pacotes de leite são uma desgraça! Eu também recorro sempre à tesoura (do peixe, não vá o leite ter escamas) para abrir a bela da embalagem. E sim, também derramo bastante antes de conseguir acertar convenientemente na caneca.