terça-feira, 17 de agosto de 2010

Dar & Receber

Esta época de férias propicia uma passagem de olhos pelas revistas cor-de-rosa. No fundo para tentar perceber, se de um ano para o outro, surgem mais nomes começados por "K". Nomes como "Kiki", "Kika" ou "Kathy" surgem como uma forma de afirmação. Se porventura lerem "Kuecas" é possível que seja uma gralha na legenda. Só isso. E é também nesta altura que proliferam os questionários. Perguntas simples e fechadas sobre os mais variados assuntos que visam poder conhecer melhor o entrevistado mas que na realidade em nada contribuem para esse facto. Coisas tão simples como:

. Bacalhau ou Arroz de Pato?
. Amarelo ou Polvo à Lagareiro?
. Praia ou carregar um Camping Gaz?
. Aspirina ou lavar casas de banho?
. Dar ou receber?

O "dar ou receber" é um dos clássicos deste tipo de questionário. Tradicionalmente as pessoas respondem "dar". Há uma espécie de alusão ao Natal mas em Agosto. As barbas brancas do Pai Natal são substituídas pela aplicação de creme solar mas o aspecto da dádiva é constante. Eu gosto muito de dar mas gosto imenso de receber. Gosto da surpresa. De receber algo - material ou imaterial - que não está previsto. E portanto o "dar ou receber" transforma-se rapidamente em "dar & receber". Assim é bem melhor.

Entretanto chegou aqui à redacção um email de uma pessoa que também quis deixar o seu contributo para este post. Passo a transcrever: "Eu também gosto muito de dar. Dou elevadas cargas de porrada à minha esposa. Já ela não gosta de as receber, o que é estranho". Bom, deixamos a análise a esta declaração para um próximo post...

P.

6 comentários:

andreices disse...

Sim senhor. Gostei da firmeza do "chegou aqui à redacção". Deu um ar muito importante a este blog!

Pedro disse...

Mas já não tinha esse ar?

P.

Xana disse...

Não. Nós imaginamos-te numa cozinha, de avental e touca na cabeça, a fritar rissois e croquetes.

Madrecita disse...

E a comer almondegas....

Tazmania disse...

E a ver o Portugal no Coracao!

Silvia disse...

Sempre é melhor que a ideia de tar na casa de banho a escrever no bidé enquanto faz a barba... ou outras coisas... =)