segunda-feira, 23 de agosto de 2010

Nua e despida

Este post fala sobre Lisboa. A Lisboa actual. O título pode ser enganador e ter induzido em erro algumas pesquisas feitas em motores de busca. Imagino que, por esta hora, este post esteja situado algures entre uma Pamela Anderson e uma Carmen Electra, quando for feita uma pesquisa por "despida". Se é motivo de orgulho? Na realidade não sei muito bem o que pensar...

Adiante. Gosto de chegar a Lisboa num comboio com poucas pessoas. Onde possa ir sentado. Onde possa desfrutar de um livro ou de uma revista sem temer que o virar da página signifique que possa acertar na vista de alguém. Porque esse alguém está muito próximo. Gosto de chegar ao metro e saber que não me vou sentir sardinha em lata. Não por causa da sardinha, que é um peixe muito nobre e que dá óptimos patés (para quando um paté de robalo?), mas sim pelo modo como ficamos todos próximos uns dos outros. Pela cumplicidade indesejada. Pela intimidade não pretendida. Não gosto. Não aprecio. A viagem realiza-se apenas em cinco minutos e não demora mais do que duas estações. Mas parecem-me ser a eternidade e a Primavera e o Verão juntos (para seguir a lógica das estações). É muito tempo, pronto!

Gosto de poder respirar. Não é ar puro, eu sei. Mas é um ar menos poluído. Pelo menos assim parece. Gosto de não ouvir tantas vezes as buzinas dos automóveis e dos impropérios matinais. Gosto de não me sentir apertado na rua. De não ter que me desviar e seguir o meu caminho ensonado. Gosto desta Lisboa que acorda menos agitada. Menos stressada. Gosto de cá chegar e sentir que pertenço a este espaço de uma outra forma. Mais próxima. Gosto de ti, Lisboa.

P.

9 comentários:

Anónimo disse...

Já o outro dizia... AMO-TE LISBOA.

Mas tenho a dizer que gosto mais do AMO-TE BRAGA, não sei muito bem porquê...

Beijocas Ci

Pedro disse...

Eh eh. Eu amo as duas cidades!:)

P.

Spaceman Spiff disse...

Pois é, Nuas e Despedidas são bem melhores...

andreices disse...

As maravilhas de se trabalhar em Lisboa em Agosto...

Pedro disse...

Nem mais! Por curiosidade fui ver e no google este post aparece como primeiro registo escrevendo "Nua e despida"!:)

P.

Xana disse...

Temos que ir aproveitando as esplanadas, enquanto está bom tempo e a cidade está "vazia". É tão bom!

PS: Concordo com a Ci.. nada como Braga!

Spaceman Spiff disse...

Melhor que Braga, só mesmo Barcelos City, Califórnia West

Tazmania disse...

"Bla bla amo-te-e-nao-sei-que" Quer dizer, anda um gajo a querer fazer um estudo intensivo sobre nudez feminina para a sua tese de mestrado, e depois depara-se com obstaculos como a mitigação da informação... pois ha bandarros como este a publicar falsos comentários desviantes, que só servem para deficultar o processo de pesquisa, massificando a densidade da informação com assuntos desviantes como este, enfim :P :P :P

Pedro disse...

Eh eh! Fazemos o (im)possível para dificultar a vida a quem faz este tipo de estudos.

P: