sábado, 19 de junho de 2010

Sei ler, fazer contas e outras coisas mais!

Fiquei hoje a saber que a minha sobrinha mais velha passou de ano. De ano escolar, entenda-se. E isso enche-nos naturalmente de orgulho. Vai para a segunda classe. E ainda bem que se mantém esta prática de dizer "segunda classe". Assim ainda sinto que é do meu tempo porque no meu tempo também se dizia "classe".

São três as disciplinas que compõem a primeira classe, a saber: português; matemática; estudo do meio.

No que respeita ao português já sabe ler muito, muito bem. Fiquei muito impressionado hoje à tarde e fez-me lembrar a minha própria aprendizagem. Na realidade lembro-me de quando comecei a tomar contacto com as primeiras letras, a escrever o meu nome e as primeiras composições. No meu caso terminavam sempre com "E foram muito felizes.". Sempre. Independentemente do tema. É para escrever sobre a travessia dos gnus? Tudo bem. Desde que a vovó gnu e a mamã gnu sejam sempre muitos felizes. Já agora, qual é o gelado que a mamã gnu mais aprecia? É o Magnum!:)

A matemática parece não ter segredos para aquela menina. Domina perfeitamente os números e já sabe, como poucos, fazer contas de cabeça. Se acerta sempre? Não. Mas também para que servem os crescidos senão para ajudar?

Por último sobre o estudo do meio ...soube pouco. É uma disciplina, que segundo me lembro, é mais ampla. Fica para uma conversa posterior.

A minha sobrinha tem, no entanto, um verdadeiro mestrado na arte de representação. Querem ver drama e horror? Ponham-lhe um prato de comida à frente e digam-lhe que vamos jantar. Completamente de improviso consegue inventar dores, má disposição, brincadeiras de última hora que condicionam (e muito) toda a possibilidade de levar o garfo à boca. Temos ali uma "Eunice Munoz" em projecção. E por isso é claramente a minha aluna preferida.

Muitos parabéns!

P.

3 comentários:

Xana disse...

Parabéns! :)

Madrecita disse...

Este está o máximo!!!! E ela, na parte das continhas, também sai ao tio.... Parabéns!

Xana disse...

A família Gnu tem que ser feliz! Gostei especialmente da mamã e avó Gnu e da parte do drama na hora da sopa. :D