segunda-feira, 28 de junho de 2010

Cadê a areia?

Foi uma Praia da Rainha despida - ali para os lados da Caparica - que encontrámos este fim-de-semana. Em rigor não foi a rainha em si que estava despida. Nada nisso. Não havia cá nus integrais. Quanto muito bolachas. Nada mais do que isso. O simples facto de não termos reis e rainhas impossibilita, desde logo, continuar com este tipo de raciocínio. Assumindo-se que existe aqui raciocínio.

O termo "despida" aplica-se simplesmente ao facto da areia ter desaparecido da praia. Aquele extenso areal, tão característico daquela zona, foi agora substituído por uma versão mini (mas que não o automóvel) que, no fundo, potencia ainda mais o convívio e a solidariedade entre os portugueses. É agora perfeitamente banal, entre pessoas que não se conhecem, existirem pontos de contacto como:

"Oh Maria, seca-me as costas."

"Tudo bem. Estamos cá é para ajudar."

Os conceitos mudaram. Pelo menos ali. O mar galgou terreno e a areia ressentiu-se. Lembro-me quando era mais pequeno que a minha mãe me dizia que eu levava a praia nos calções. Em alusão à quantidade de areia que carregava. Hoje seria praticamente impossível e a expressão seria facilmente trocada por "Levas a sande de leitão da senhora que estava ao nosso lado nos calções." E isso é uma pena. Até porque eu aprecio o leitão mais para o quente do que para o frio.

Gosto, em particular, das praias que têm extensos areais. Onde se possa andar. Onde se possa correr. Onde se possam fazer flick flacks invertidos. Onde se possa sonhar que aquela jovem lá ao fundo no mar está a precisar de ajuda e nós possamos correr ao seu encontro, mas quando nos aproximamos percebemos que é somente uma bóia e uma bandeira. E percebemos também que temos de ir com urgência ao oftamologista.

Como não aprecio por aí além as praias da linha continuarei a dirigir-me para a Margem Sul. E agora já sei que estarei cada vez mais perto daqueles que têm precisamente a mesma ideia. Por mim tudo bem. Importante, importante, é que a época balnear está aberta.

P.

7 comentários:

Silvia disse...

Tens mas é que ir para as praias de setubal!! A malta do deserto (eu) é que tem sorte pois é banhado por praias "xalentes"!! eu pessoalmente nao suporto as praias da costa...

Spaceman Spiff disse...

Aqui nesta pequena região das ilhas britânicas... não espera, estão aqui a dizer que isto ainda é Portugal, ainda se fazem flick flacks (hoje de manhã eram às dezenas), mas não vou estar aqui a meter nojo!

Quanto a minis, tenho ali uma caixa de 24... actualização 20, querendo aparecer, és sempre bem vindo!

Agora vou ali ver se apanho uma insulação e já venho ;)

PS: Tal como prometido já há visitas em Sanxenxo, Barcelos e Portimão!

Pedro disse...

Olha, olha, quem ele é! O sr. que está de férias. Boa vida! Quem me dera estar na mesma condição.

Sobre as visitas, a verdade é que por alguma razão, não aparecem as localidades de Sanxenxo e Barcelos. Mas obrigado pelo esforço!

Boas férias!

P.

Xana disse...

Mal posso esperar pelos teus flick flacks invertidos na bela praia do Farol no Algarve. Ui que eu mal posso esperar!!! :)
E não te esqueças de levar o leitão.

Madrecita disse...

Eu ainda não fui à praia este ano, a não ser para dar um passeio à beira mar, mas já tive a mesma desilusão quanto à quantidade de areia que resta na Praia da Rainha... e nem consigo acreditar que vamos ter sérios problemas para estender uma toalhita, principalmente quando a maré estiver cheia:(. Minha rica praia!!!!!!

Cláudia L. disse...

Já o ano passada estava assim. Este ano ainda não fui à Rainha.

Pedro disse...

Achei-a mais curta este ano. A praia. Não a rainha. Essa não a conheço.:)

P.