quarta-feira, 12 de janeiro de 2011

É preciso tempo para ter tempo

Hoje em dia as pessoas não têm tempo. Não têm tempo. Não têm tempo porque a vida não lhes permite. O tempo passa mesmo muito depressa e os apelos da sociedade são constantes.

As pessoas não têm tempo e, por isso, é que de manhã se assiste a uma quantidade significativa de pessoas que descansa e dorme nos transportes públicos. Porque estão cansadas e não têm tempo para dormir em condições no seu tempo e local devidos. Também existem aquelas que fecham os olhos, quando não têm passe, e se aproxima o revisor na eterna esperança de que este não as acorde. Mas isso é outra coisa.

As pessoas não têm tempo porque a informação hoje em dia corre muito mais depressa do que a capacidade existente de a assimilar. Quando julgamos que dominamos um determinado tema, percebemos que já existem avanços no mesmo e que, por isso, nunca temos toda a informação.

As pessoas não têm tempo porque são cada vez mais invadidas pelas redes sociais e pelas inúmeras formas de divulgação da informação. E como querem estar informadas e enquadradas gastam tempo. E este é diminuto, escasso e finito.

As pessoas não têm tempo porque o nível de obrigações que têm é, por vezes, superior ao que é exigível a um qualquer ser humano. Porque as horas de trabalho se prolongam e os recursos são diminutos. Porque as obrigações familiares - um exemplo assenta no facto de ir buscar os miúdos à escola - fazem com que as pessoas não tenham tempo para si mesmas.

As pessoas não têm tempo. E muitas das vezes é mesmo difícil contrariar isto. Amanhã é outro dia e seguramente nada mudará. Irei encontrar a mesma fila de pessoas que se atropelam no comboio e no metro. Tudo porque andamos sempre, mas mesmo sempre a correr. E valerá a pena?...

P.

4 comentários:

Spaceman Spiff disse...

Pelo menos e enquanto estás na fila, aproveita e apalpa as nalgas da senhora que vai à tua frente. Ok! Pode já ter uma certa idade mas sempre fazes alguém feliz ;)

P.S. As pessoas não têm tempo porque preferem ficar em casa a ver a casa dos segredos.

Pedro disse...

Eh eh!

PS. Não sei se será exatamente por isso, ainda que a audiência do programa tenha sido ....esmagadora!

P.

Silvia disse...

Olha eu pessoalmente cheguei a um ponto em que adormeço com mais facilidade no autocarro que na cama... sempre sao mais duas horinhas por dia em que descanso mais um pouco =)

Tazmania disse...

Carissimo, foi por esse motivo que decidi deixar a metropole e mudar para o campo... parece que consegui esticar os dias aqui no meu farmville :)