"Há dias assim". Este foi o nome do tema interpretado por Filipa Azevedo na final do Festival da Eurovisão que teve lugar ontem em Oslo, Noruega e que foi tão bem considerado na meia final do concurso. Vi a interpretação portuguesa e dela gostaria de deixar duas ou três notas: primeiro um "dó" porque meteu dó ver todas as flutuações na voz ao longo da canção; a segunda nota vai para a corrente de ar naquela sala que era perfeitamente visível no esvoaçar do cabelo da própria Filipa; a terceira nota vai para a prestação do coro que, segundo o que foi indicado, foi considerado o melhor coro presente. Podemos assim, sem desprimor, dizer que foram uns excelentes "meninos de coro".
Foram 25 actuações. Na realidade 26 se considerarmos a qualidade suprema dos comentários lusos. Frases como: "A França papou 3 pontos"; "Podes falar o que quiseres que eu não percebo nada" em alusão ao júri grego; nós damo-vos 12 pontos e vocês dão-nos metade" referindo-se a Espanha; ou mesmo "Porque é que a Sérvia não nos dá pontos? - realmente não se percebe dado que somos tão próximos - são sempre marcantes para quem está a assistir ao programa.
No final das 25 actuações procedeu-se à votação. É sempre um momento de alguma expectativa. No nosso caso fomos acompanhando com o tilintar dos talheres à refeição. Afinal para manter alguma musicalidade no espectáculo. Os países foram distribuindo votos quase sempre privilegiando os países fortes (como a Alemanha) ou os vizinhos. Por isso é que é tão estranho a Sérvia não ter votado em Portugal. Somos fortes - temos locais como Alfornelos que dignificam todo um país - e somos vizinhos naquele conceito de que podem sempre contar connosco. Vejam os Gregos que vão receber a nossa ajuda quando não temos um tostão. Nós estamos cá é para ajudar, meus amigos. Se nos quiserem visitar, façam favor, que qualquer dia podem chegar até Poceirão num instantinho.
Portugal votou. E mais uma vez deu a pontuação máxima aos vizinhos espanhóis. Espanha retribuiu com a gentileza habitual dando-nos 6 pontos. Há uma cumplicidade notória e comovente entre estes dois povos e que já é histórica neste tipo de eventos. O nosso PM estaria certamente em casa a dizer, no seu fluente espanhol: "Olhia que porrieiro, pah!".
Entretanto, e sempre que cada um dos países acabava de votar, podíamos ver a festa dos participantes que acabavam de recolher 12 pontos no estúdio. A Dinamarca, por exemplo, agitava as bandeiras! Espanha andava de volta das tapas! Mas o que mais apreciei foi que passavam sempre uma imagem de pessoas "em casa" a celebrar. Todos reunidos à volta da televisão a comemorar os pontos. Só achei que parecia tudo muito estudado. Um bocado como nos estúdios de televisão em que alguém nos manda bater palmas.
"Ah, é agora que temos de deixar a pizza e saltar, é isso?"
"Woowwwwwwwwwwwwwwwww!"
E voltávamos ao estúdio onde a apresentadora falava com um representante de um novo país naquela sua simpatia electrizante.
"Boa noite Nadia. Está tudo bem?"
"Está tudo bem."
(...) gerava-se um silêncio na esperança dela também perguntar se estaria tudo bem mas não....nada. E o programa prosseguia.
Ficámos assim em 18º lugar neste concurso. Uma classificação abaixo do que chegámos a fazer mas ainda assim bastante honrosa. Afinal só temos mesmo um vizinho e ainda conseguimos superar os países que possuem mais do que um. E, salvo erro, ainda não permitem que a Madeira e os Açores votem em nós. O que é de lamentar.
Ficamos à espera de nova edição. Porque "há dias assim" em que não saímos vencedores.
P.
12 comentários:
1 RTP1 19:59:50 FESTIVAL EUROVISAO DA CANÇAO 2010 - GRANDE FINAL 13.3 39.1
2 TVI 22:21:00 MEU AMOR 9.8 27.6
3 TVI 21:17:38 MAR DE PAIXAO 9.8 27.6
4 RTP1 13:00:00 JORNAL DA TARDE 9.1 34.7
5 SIC 23:10:06 PERFEITO CORAÇAO 7.5 22.8
No outro post dizias que ninguém via, logo aqui está a prova de que estavas completamente errado. Será que tens coragem de publicar?
Ui, ui... ele é amigos em Alfornelos é na RTP!
Fizeste seguro!?!?
"Oh faxavor, era um seguro pro meu blog!"
Assim parece!
P.
lol
Isto não tem nada a ver com Alfornelos, mas sim com o ESC. É pena que tenhas censurado o meu comentário anterior e só publiques os dos amigos.
LOL
Epa publicaste este!
Já agora publica o anterior...ou esse não te dá jeito? lol
P.S. Como é que na tua crónica falta o momento com mais piada neste ESC? A entrada de um intruso no meio da actuação espanhola? Tss, tss...
Olá Sofia. Pelo que vejo há visitas regulares a este blog!:)
Entrada de um intruso no meio da actuação espanhola? Não vi, não vi...
P.
Bem para encerrarmos os machados de guerra cá fica então o momento mais cómico do ESC. Aliás nunca tinha acontecido semelhante coisa em nenhum ESC. O invasor é um profissional e chama-se Jimmy Jump:
http://www.youtube.com/watch?v=F_0BVrMnD8s&feature=player_embedded
Se não conseguires ver bem, tenta este, em que tem também o lindo momento da croma que ganhou. Para a próxima tens que ver mesmo o ESC, senão não fazer crónicas com piada.
http://www.youtube.com/watch?v=Wo-FZgQs5cQ
Ficas mais ou menos como este sr (momento brilhante este, não digas que não sou tua amiga ao pôr-te aqui esta prenda grátis!) que não sabe que já não há orquestra no ESC há 11 anos. Muito bom!
http://escportugal2.blogspot.com/2010/05/orquestra-qual-orquestra.html
Passemos então ao cachimbo da paz! Vejo pouco o festival o que não invalida que não possa escrever sobre ele.:)
Obrigado pelos vídeos.
:)
P.
Errata: senão não consegues fazer crónicas com piada
Quanto ao que disseste, acho que não viste mesmo quase nada... Como perdeste o momento da rapariga que ganhou, que não dizia coisa com coisa?
Simplesmente perdi! Por norma não sigo o Festival. Algo que este ano acabou por ser contrariado. Vi "pedaços" e isso possibilitou escrever sobre o mesmo. Só isso.
P.
Mas perdeste os momentos mais cómicos, lol.
Deixa lá. Fica para a próxima. E se assim o entenderes acompanha então este blog.
P.
Enviar um comentário