quarta-feira, 26 de maio de 2010

Toca a inspeccionar!

Há coisas que temos de fazer, de quando em vez, e que são mesmo chatas. Cortar as unhas, por exemplo. É que é chato, pah! Se a pessoa corta porque é que volta a crescer? Dizem-me que é para ser mais fácil de carregar nos botões do comando. Tretas, tretas.

Mas outra coisa chata é a ida à Inspecção com a viatura. Há todo um ritual. Marcar a inspecção. Comparecer. Esperar. Dar dois dedos de conversa com quem não conhecemos e que também está à espera. Ser chamado. E depois sim faz-se magia.

Frases como "ligue os mínimos, ligue os máximos, levante a perna esquerda" são já procedimentos rotineiros de quem todos os dias inspecciona viaturas.

Mas a minha parte favorita - se é que temos partes favoritas neste processo - é quando o técnico se dirige para uma zona onde pode ver o veículo por baixo e começa a gritar:

"Vire as rodas para a direita!"
"Agora para a esquerda!"
"Agora mude para a Rádio Comercial"
"Destrave!"
"Coloque em ponto morto!"
"Traga-me uma bica!"

E passamos o dia nisto. Claro que, a cada ordem bem sucedida, sucede-se um "Tá boooooom!". Sinal que está tudo bem. Se não correr bem sai um "Tá boooooooom!" e uma nota no caderninho para depois ser comentada connosco.

"As pastilhas já estão gastas. Tem de mudar para Menta que dura mais tempo."

Já por uma vez fiz um exercício. Não obedeci a uma ordem para ver se o técnico dizia "Tá boommmmm". Mas não funciona. Ele repetiu a ordem e eu tive de a fazer. Bolas, pah!

Ah, esqueci-me de dizer, mas a data limite é hoje. Quem é que vai andar sem a inspecção feita, quem é? Tomando em consideração que cheguei a andar um ano sem a dita cuja feita, estou disposto a correr o risco por um ou dois dias. Tá boommmmmmm?

P.

4 comentários:

Unknown disse...

Eu também fiz a inspecção do meu a semana passada, apesar de já ter passado 9 dias do prazo. Eles realmente são um bocado chatos, "trave com o pé, destrave, trave com o nariz..." A parte mais gira é quando estamos dentro do carro e aquilo abana tudo, fico sempre a pensar o que é que eles andam a fazer lá por baixo...

Pedro disse...

São lá coisas deles!:)

P.

Spaceman Spiff disse...

Apenas para dizer que coisa pior que um "Tá Bommmmmm" é um "Desça cá a baixo, fasxavor!"... e depois diz, "Está ver isto, é uma pequena fuga de óleo nos travões, por isto posso impedi-lo de circular, no entanto vou deixa-lo seguir daqui até à oficina mais próxima..."!

E saí de lá com a caderneta de cromos encarnada, quando a que eu cria era a verde...

Pedro disse...

Certo. É, sem dúvida, bem pior!

P.