sexta-feira, 16 de abril de 2010

Salsa & Coentros

A minha relação com a cozinha é próxima. Mas é próxima porque a casa é pequenina e por isso nunca consigo estar muito longe dela. Podia equacionar passar a viver na garagem (até porque a carrinha não cabe lá) mas é frio. É desconfortável. E está hiper desarrumada.

Confesso que das actividades domésticas - as chamadas lides domésticas - há duas que não domino:

1. Passar a ferro. Se eu dividir as palavras já é mais fácil. Senão vejamos.

Passar. Passar por si só é bastante simples.

"Podes passar-me a água?". Sim, eu passo sem dificuldade.

Agora a palavra Ferro. Vejam esta simplicidade.

"Tens uns braços fortes, Pedro!".
"É de lhe dar no ferro!".

2. Cozinhar. Porque não me dá prazer. Eu até tenho a teoria na ponta da língua (reparem aqui na fusão cozinha - paladar) porque via os programas de culinária da Filipa Vacondeus na RTP e do Capote na SIC. Foram programas que ensinavam muito mais do que os segredos da cozinha. Transbordavam para outras áreas. No caso do programa da RTP ficámos a saber como segurar os óculos na ponta do nariz. Era uma técnica espectacular e que podia, entre outras situações, derivar para uma bela imitação do Tio Patinhas (recordam-se que tem os óculos na ponta do nariz?). Já no programa da SIC ficámos a conhecer os amigos de Capote. No fundo eram também os nossos amigos. Pelas histórias que eram contadas. Tudo isto enquanto tentava, insistentemente, empurrar o cheirinho da comida para os nossos televisores.

Verdade seja dita, que na inocência da infância, ainda cheguei a andar à procura do botão "cheirinho". Ainda cheguei a verificar que existiam botões a dizer: "+ C; - C" (de "cheirinho"). Mas nada. Havia volume, havia canais, havia óculos 3D. Mas "cheirinho"...nem cheirá-lo. E nunca fiquei a saber, por exemplo, diferenciar o cheiro da Salsa em relação aos Coentros. Serão assim tão diferentes? Ambos são pézinhos: pézinhos de salsa e pézinhos de coentros. E os pézinhos cheiram todos ao mesmo, não? Ah, as folhas é que são diferentes! Pois. Venham lá dizer isso a quem vê menos bem ao longe...assim é lógico que, à semelhança de qualquer aprendiz de culinária, possa trocar as especiarias. Prefiro daquelas que já têm um rótulo na embalagem e que vêm em formato bolinha. E sempre para usar em dose q.b.! (no caso da RTP significa "que bigode!" e, por sua vez, na SIC ficamos por "que barriga!").

Mas sobre o segundo ponto quero mesmo melhorar. Acho que vou aproveitar as dicas da chef de cozinha cá de casa para poder um dia fazer um brilharete num dos negócios a implementar a médio prazo. Para que o Chefe também possa ser Chef. No mesmo dia em que o Seleccionador fizer a convocatória para o Mundial nós lançaremos a convocatória para os rissóis e croquetes, ok? Estejam atentos!:)

Ah, já que falei em Salsa & Coentros, eis um espaço que recomendo. Para quem goste de comida alentejana, vale a pena! Levem as vossas a(migas).:)

P.


5 comentários:

Madrecita disse...

Eu cá só sei se é salsa ou coentros, pelo cheiro:). Já não é mau!

Anónimo disse...

Sabes que me intriga falares do Tio Patinhas e do seu nariz. Ora bem, vamos lá pensar: se o sovina é um Pato, terá um bico! Ainda me chega a mostarda ao nariz, ou será ao bico?

Pedro disse...

Francamente não sei. Mas diria que, pela lógica, é chegar a mostarda ao Bico. Ainda que os patos não apreciem mostarda (digo eu...). Mas em rigor ele tinha lunetas. Não eram bem óculos. :)

P.

Anónimo disse...

E mais: se a mostarda se coloca no cachorro quente, queres com isso insinuar que o pato papa cãezinhos? Daqui a pouco dizes que o Mickey(que é um rato) tem um cão (Pluto)...que Pateta! :) S.

Pedro disse...

Uma coisa posso dizer: este comentário não mete "Peninha" nenhuma! Mas desconfio que já terás tomado uma ou outra "Min(i)" para chegar a este nível:)

P.