segunda-feira, 19 de abril de 2010

Ida ao Zoo

Pelo título podia ser perfeitamente um livro da Anita. A Anita vai ao zoo. Mas não. O Pedro e a X. foram ao zoo. Assim é que está correcto. Por falar nisto constatei, com agrado, que existe uma colecção de livros do "Pedro". Algo que motiva comentários esclarecidos dos mais pequenotes que dizem, alto e bom som: "Olha, são dois Pedros!". E sim, eu confirmo. São mesmo dois. O Pedro da Banda Desenhada até é parecido comigo quando eu era mais pequeno. Há uma certa afinidade entre as duas personagens ainda que, se eu for ver a Anita, também há afinidade com ela. Não sei bem onde, mas há.

O zoo tem coisas mágicas. Em primeiro lugar, não há muitas palavras começadas por "z" e que sejam tão emblemáticas como "zoo". É, de certeza, nos jogos de palavras aquela que mais rapidamente surge na mente das pessoas. Não estou a ver, nos próximos tempos, que uma "Zulmira" ou mesmo "Zuleica" possam fazer frente a um "zoo". Depois porque no zoo aprendemos imenso. Aprendemos a diferenciar as espécies, a conhecê-las melhor num espaço perfeitamente integrado no caos de Lisboa. Acresce o facto de, não existir mais nenhum sítio, em que se possa dizer com o mesmo grau de rigor que o vizinho acordou de trombas. Refiro-me à relação entre pessoas e elefantes que convivem tão próximas.

Mas o que eu gosto mesmo, mesmo do zoo é do seu papel na preservação e desenvolvimento das espécies. Sabiam por exemplo que todos os leões que estão no zoo de Lisboa nasceram naquele local? Ainda existiu um que nasceu na Maternidade Alfredo da Costa mas é por uma questão de tradição.

Só me faz mesmo muita confusão ver que uma parte significativa das espécies está ameaçada por força da acção humana. Cabe-nos a nós tentar inverter esta tendência!

P.





3 comentários:

Spaceman Spiff disse...

Mas caso não saibas também há Leões que não estão no Zoo, ultimamente não se dá por eles, mas há...

Madrecita disse...

Eu também fui ao Zoo há pouco tempo, e continuo a dizer que os meus preferidos são os golfinhos:):). Não acho nenhum animal com um ar tão simpático como eles.

Xana disse...

eu gosto do Timon!!! ups, do Suricata!