segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

Cuchicuchicu!

Hoje é Dia dos Namorados. Dia de S. Valentim. E quem foi S. Valentim, perguntam vocês? Presidente da Câmara de Gondomar? Esse é outro Valentim.

O bispo Valentim remonta ao final da Idade Média e este terá lutado contra as ordens do Imperador que havia proibido o casamento durante as guerras alegando que os solteiros eram melhores combatentes. Contrariando estas ordens, Valentim casou-se e casou inúmeros outros de forma secreta. Quando descoberto, Valentim foi preso e condenado à morte não sem antes se ter apaixonado por uma rapariga cega e milagrosamente devolver-lhe a visão (a Sábado estava esgotada). Antes de partir, Valentim deixou uma mensagem de despedida - um SMS - no qual assinava como "Seu namorado" ou "Seu Valentim". A este propósito a História apenas diz que em vez de um Smile a amada lhe enviou um Smell isto porque Valentim não tomava banho há alguns dias e já começava a cheirar mal.

A história é resumidamente esta talvez com excepção do envio do SMS. Hoje transformámos este dia para um período em que o consumo fervilha por todos os poros, está presente em todo o lado. Mas a essência é esta e, no meio de tantos outros dias sem significado, este acaba por ter uma conotação especial. Aqueles que amam e são correspondidos que tenham um dia feliz! Aqueles que, por uma razão ou outra, têm o coração disponível, uma palavra de conforto: Sofá! É a minha palavra de conforto. Não me digam que não é confortável! Mais cedo ou mais tarde o Cupido há-de fazer o seu trabalhinho e este dia também terá o seu significado especial.

A ti, que hoje te preparas para cruzar meio Portugal de regresso a Lisboa, vem devagarinho sim? Não é por mais nada mas é que esta fatiota de S. Valentim é difícil de vestir e uma pessoa tem de estar com roupa adequada à ocasião para o final do dia ser bom. Irra!

P.

4 comentários:

Spaceman Spiff disse...

Muito bom...

Desde as Piadolas, passando pela historia, até ao resumo!

Gostei em particular de "devolver-lhe a visão (a Sábado estava esgotada)"!

Pedro disse...

Achei importante introduzir aqui a parte histórica até porque desconhecia a origem do dia.

Thanks!:)

P.

Anónimo disse...

Feliz dia de S. Valentim:)

Madrecita disse...

Ops! O comentário anterior é meu:)