segunda-feira, 29 de novembro de 2010

Good night, Bon Soir, Boa noite?

Na terra dos Suissinhos há imensos tugas. Estão lá alapados, especialmente aqueles que são do bairro da Lapa. Não é preciso deixar passar muito tempo ou percorrer muitos metros para se ouvir o bom português que está presente em toda a parte. O mais curioso foi quando, num determinado restaurante gerido por portugueses, este nos disse:

Ele: "Os senhores são portugueses, certo?"
Eu: "Eu sou moçambicano."
Ele: "Ah, mas não se nota nada."
Eu: "Estou a brincar. Somos sim."
Ele: "Mas importa-se de falar em português?"
Eu: "Não, de forma alguma! Aliás prefiro porque o meu francês é inexistente."
Ele: "É que há pessoas que não gostam de falar em português..."

O senhor era de Melgaço e trabalha na Suiça há cerca de 20 anos. Pelo que deu a entender há pessoas que não gostam de assumir a sua língua materna como sinal de ...menoridade do País?

P.

Sem comentários: