quinta-feira, 25 de novembro de 2010

Memória numérica

Tenho, a par da generalidade das pessoas, uma memória seletiva. Há coisas das quais me lembro com uma facilidade tremenda e outras que simplesmente o meu cérebro não retém. Se dizem que o cérebro é a massa cinzenta, no meu caso o cinzento é o pó que se acumula nessa zona em que não consigo reter absolutamente nada. Está entupido.

Geralmente retenho muito mais informação a partir dos textos do que a partir de uma simples conversa. Por alguma razão o facto de ler faz com que automaticamente incorpore aquela informação. Já se a mesma me for transmitida por via oral...é para esquecer. Consigo lembrar-me facilmente de um caminho traçado pelo via michelin mas se me explicarem "tens de virar à direita, depois à esquerda, fazer a rotunda..." perco-me logo na primeira informação. Comigo não dá.

Nisto tudo tenho, independentemente destas duas formas, uma ótima memória numérica. Quase tudo o que sejam números o meu cérebro assimila. Datas, códigos, números de telefone, and so on, and so on. Por isso é que hoje na conversa telefónica com a malta da Zon, a propósito de ter o valor da fatura deste mês totalmente errado, a senhora me terá dito qualquer coisa do género:

"Mas são 41,00 euros a pagar, Sr. Pedro. Deve ter feito confusão."
"Desculpe. Sei perfeitamente que não é esse o valor. Não me iria enganar!".

Nisto tenho a certeza que não falhei. O mais difícil é sempre fazer a voz de Ana Silva (Xana) ao telefone porque as contas não estão em meu nome. Mas lá tento imitar a voz e o sotaque. Ainda que neste último não seja grande coisa. Mas isso é tema para outro...post!

P.

Sem comentários: