segunda-feira, 8 de novembro de 2010

Olá Legumes! Adeus Batatas!

Analisar análises clínicas é um exercício cansativo. Envolve variáveis que julgávamos esquecidas - gramas, dcl, x10 e outras - e uma análise atenta aos números. Acho que tudo começa por tentar perceber se os valores que obtemos nas diferentes rubricas estão dentro dos limites. O facto de existirem intervalos fazem com que possamos sempre nós próprios avaliarmos se estamos bem...ou não. Passamos os olhos pelas folhas e, quase que ignorando o significado de cada uma das rubricas, verificamos apenas o valor. Este é o primeiro check. De seguida, e se algum valor estiver menos bem, questionamo-nos. Tentamos perceber se as palavras terminadas em "tos", "los" ou mesmo em "nase" - como exemplo a Creatina Quinase - são suficientes para nos colocarem em alerta. Tendemos sempre a dar demasiada importância ao que está menos bem e a pensar que um RDW ou um H.G.M. é coisa capaz para nos deitar ao chão.

No meu caso não há nada de altamente complicado e imperceptível dentro de valores não aceitáveis. Tenho uns valores de Aspartato Aminotransferase que são qualquer coisa de invejável. Há apenas um parâmetro simples a melhorar. Mas talvez por isso, e por ser tão evidente que daqui para a frente há uma dieta que terei de enfrentar, que se torna difícil aceitar a ideia de que os legumes - aquelas verduras que frequentemente rejeito - vão ter de passar a fazer parte da ementa ideal. Já tentei, ainda que sem sucesso, pegar numa daquelas máquinas de escrever antigas e com jeitinho escrever em cima do valor que surge ligeiramente elevado. Mas não funcionou. Acabei, com este gesto, por acertar numa relação Albumina/Globulina que nunca será a mesma depois de interceptada por um número que não pertencia à descrição original. Ficou Albumina/Globu4lina.

Devo dizer que, de todos os parâmetros, aquele que acho mais piada são os basófilos. Acho caricato o nome ainda que não faça a mínima ideia do que se trata. Suspeito apenas que é o grau de bazófia de uma pessoa. Parecendo que não é algo que geralmente está no sangue de um indivíduo.

P.

3 comentários:

Xana disse...

E bem podes dizer um grande olá aos legumes e ao peixinho cozido! Escusas de vir com bazófias, que não te safas. :)

Spaceman Spiff disse...

E acetona!?!?

Pedro disse...

Xana,

Eh eh. Hoje bem tentei pedir "pescada" mas ia demorar imenso. Eu bem quero, mas a malta não ajuda!

Spaceman,

Acetona não temos. Quanto muito uns leucócitos para a troca.

P.