sexta-feira, 24 de setembro de 2010

Bruxelas quer saber...

Bruxelas quer saber como é que Portugal vai diminuir o défice. Portugal também quer. E o Governo também desejava saber. Mas aparentemente não sabe. O Ministro das Finanças fez saber que no próximo ano haverá um novo aumento de impostos. Alegadamente do IVA para 23%. A discussão não é sobre o valor do aumento até porque não houve negociação entre o PM e o líder do PSD. O líder saiu mais cedo da reunião alegadamente porque não queria perder o programa da Fátima (já aqui evocado) na perspectiva de poder redigir uma carta digna de ser aceite pela apresentadora para poder pagar as dívidas do País. "Vou ali e já volto", foram as últimas palavras ouvidas. Mas não voltou. Discute-se, isso sim, sobre a forma correcta de dizer IVA. Há quem leia a palavra mas também quem diga I V A. Que soletre as letras. Talvez seja mesmo o mais correcto...

A verdade é que isto está mesmo muito complicado. Os mercados internacionais não acreditam em nós. Bandidos! Talvez por isso tenha sido tão importante nesta fase a visita do PM a Nova Iorque. Porque enquanto os outros se riem do inglês técnico - viram a reportagem em que ele diz "we have the receipts...receipts? receipts? you know what I mean - sempre se passa mais algum tempo. Disfarça-se o indisfarçável.

Por isso, para o ano, talvez vá emigrar. Para longe. Para o Serengueti. Sempre quis lá ir e acho que pode ser uma boa oportunidade fazê-lo agora. Consta que o I V A no Serengueti não é elevado. Entretanto espero que Portugal consiga convencer Bruxelas. Estou certo que, se tal acontecer, vamos receber couves. As de Bruxelas.

P.

3 comentários:

Spaceman Spiff disse...

Este cartoon saiu num jornal há 5 anos, e por incrível que possa parecer ainda vamos em queda!

Xana disse...

é mesmo assustador. Mas não podemos antes ir para as Caraíbas??

Pedro disse...

Huuuuuuuuuummmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmm, ok!:) Mas só se levar uma toalha de zebra.

P.