quinta-feira, 30 de setembro de 2010

Ouvidinhos bem abertos

Uma das melhores experiências da minha vida foi ter integrado uma equipa de um desporto colectivo. No caso o basquetebol. Para além do desporto em si, que é fundamental, aprendemos "n" particularidades que são determinantes para a nossa vida. Ajudam-nos a formar o nosso carácter. A nossa personalidade. E nesses anos, em praticamente todos os treinos, ouvia que era preciso ouvir. Muitas vezes nas camadas jovens há uma dispersão muito grande na atenção. E, por isso, estar concentrado marcava muitas vezes a diferença entre o sucesso e o insucesso.

Nunca fui bom jogador, por razões várias. Mas lembro-me que aprendi (e tento praticar) que ouvir é fundamental. Porque só assim percebemos os outros e temos a capacidade de nos perceber a nós próprios nos nossos pensamentos. Avaliar. Reflectir. Decidir melhor. Eu gosto de falar com quem tem a capacidade de ouvir. De estar atento. Costumo dizer que há uma diferença clara entre quem realmente quer saber de nós - pergunta de forma determinada e sentida - e quem pergunta por mera casualidade ou circunstância. Como não sou muito dado a circunstâncias geralmente só partilho aquilo que realmente caracteriza os meus dias, e mais do que isso o meu estado, com quem tem esta capacidade. De ouvir e de partilhar na esperança de que também o consiga fazer.

P.

4 comentários:

glad disse...

CAQ!!! QUELUZ QUELUZ QUELUZ

Pedro disse...

:) Temos de marcar um jogo!

P.

Spaceman Spiff disse...

Aí está uma coisa que me custa imenso fazer... estar ouvir sem estar sempre a dar bitaite... coiso!!!

Mas "pergunto de forma determinada e sentida".... ;)

RBL disse...

Basquetebol? Poste com toda a certeza:)