quinta-feira, 28 de janeiro de 2010

O conceito de superfície frontal

Levei 28 anos para perceber o conceito de superfície frontal. Como disse? Superfície frontal. Nos programas de meteorologia é um termo corrente.

"Superfície frontal fria vinda de Noroeste com paragens nos apeadeiros de Campolide e Rossio...". Um clássico, diria.

Verdade seja dita que nunca me interessei muito pelo tema. Ainda que seja um dos mais apeteciveis na nossa praça, muito usado em conversas de circunstância. Sei perfeitamente abordar o tema chuva, chuvisco, sol ou mesmo aguaceiro. No entanto se passar para o termo "pingo" fico sempre na dúvida se estamos a falar de água (chuva), de uma qualquer bebida servida em cafés e pastelarias, ou mesmo se é o mote para começar a cantar a música do Pingo Doce.

Geralmente depois de ouvir a palavra "Pingo" desato a dizer "...de Janeiro a Janeiro. Preços baixos e qualidade no Natal e o ano inteiro". E depois percebo que está a chover.

Com este frio, e depois de muito pensar, percebi que tenho uma faixa alargada na testa. Logo uma superfície frontal e que está....fria! Portanto, ao longo de anos e anos de vida fui o alvo preferencial de programas de meteorologia que se debruçavam sobre o tema.

Isto há coisas...

P.

2 comentários:

Anónimo disse...

Apeadeiro é o nome que recebe uma estação ferroviária secundária, tendo instalações próprias de uma estação, mas com características reduzidas/precárias.
Apiadeiros serão o quê?
Isto foi só por lembrares a música irritante e estúpida do Pingo Doce.Toma lá a correcção! Aquela senhora aos gritos, faz-me ponderar se não devia ter seguido a careira de assassina, saltando de apeadeiro em apeadeiro :)
S

Pedro disse...

Corrigido. E o que será uma careira?:)