segunda-feira, 18 de janeiro de 2010

Acanthostracion quadricornis

Sempre gostei de animais. E tenho a certeza que eles gostam de mim. Pelo menos aqueles que já me morderam mostraram-se muito próximos. Genericamente gosto de todas as espécies e com relativa regularidade acompanho os programas da BBC sobre a Vida Selvagem. Como um dos meus sonhos passa por fazer um Safari tenho sempre tendência para ver programas sobre as savanas! Sonho com o dia em que terei o GPS a dizer: "Na árvore onde descansam os leões, contorne o macho, e vire à direita em direcção aos gnus". E o que eu gosto de gnus!

Sempre preferi as espécies terrestres àquelas que habitam nos mares e oceanos. Acho que o facto de não dominar em pleno as técnicas de natação (sei colocar a touca como ninguém e engulo água de uma forma exemplar, mas não passa disso) me restringiu sempre no interesse sobre animais marinhos. A este propósito vem o título deste texto. Conhecia certamente algumas espécies que, sendo mais conotadas com o mundo terrestre, também tinham a sua variante marinha. Exemplos concretos são o peixe porco, o cavalo marinho ou o ouriço do mar! São espécies diferentes. Sim, eu sei:) Mas hoje conheci uma espécie que, para mim, é totalmente nova: as vacas marinhas! Nunca, em tempo algum, imaginei que existisse esta espécie. Mas vendo bem a expressão "vacas" marca toda uma geração. Pronto, parte dela. Vá, uma ou outra coisa. Por alguma razão tivemos as vacas loucas; o tempo das vacas magras; o tempo das vacas gordas; ou mesmo quem tem muita sorte, diz-se que tem muita vaca! As vacas marinhas são mais conhecidas por Manatis. Tive a oportunidade de conhecer dois no México. Um em particular. Lembro-me que a um animal com mais de 800 kg lembraram-se de dar um nome forte, másculo, duro. Pompom. Era este o nome. De repente imagino-o a preencher uma ficha (lá está) e a dizer:

" O seu nome, por favor..."
" Pompom"

De dizer que o Pompom come algas e aguapés. Deve estar de dieta, com toda a certeza.

Bom, por aqui me fico, na certeza de que as vacas marinhas vão representar toda uma revolução no mundo culinário. São, provavelmente, o primeiro animal que, pela natureza do nome, já vem temperado.

E por falar em temperado ainda não me ligaram para ir buscar o "Coentros". Acho que não vai correr bem...

P.





1 comentário:

Spaceman Spiff disse...

Só duas notas: i) uma vaca marinha com 800kg é garantidamente uma "ganda vaca"; ii) no talho passou a ser mais uma opção, carne de vaca Alentejana, Barrosã e Marinha.