sexta-feira, 29 de janeiro de 2010

A flutuação do mercado

Diria que hoje está tudo perfeitamente estabilizado a nível de preços. Como sei isso? Muito simples. Há uma pastelaria próxima que serve de barómetro para avaliar a variação dos preços no mercado. É incrivel como, em cada dia, os mesmos items têm preços distintos. É a reacção ao mercado ainda antes do próprio mercado reagir a qualquer coisa. É a antecipação na sua glória! E hoje, quiçá pela primeira vez, os preços dos produtos mantiveram-se iguais ao de ontem. Há toda uma credibilidade que atribuo a este barómetro, até porque, mais que não seja dá-me jeito e é próximo de onde estou a trabalhar.

Confesso que não tenho muita paciência para ouvir as evoluções das cotações na Bolsa. Certamente que está relacionado com o facto de não fazer qualquer tipo de aposta. Mas seria, a meu ver, muito mais interessante que no meio do discurso se introduzisse algo do género:

. As acções da CGD caíram ,23 p.p. mas atenção que o preço da banana diminuiu 2 cêntimos.

Ou mesmo...

. O índice PSI 20 acompanha a tendência de decréscimo nas praças europeias, mas na Praça do Município vendem-se morangos a um preço nunca antes visto.

Quer dizer, há uma aproximação ao mundo real, certo? Eu diria que nunca ninguém quis levar 2 quilinhos de PSI 20 para o jantar, correcto? Até porque me parece algo claramente indigesto.

Fica a reflexão.

P.

Sem comentários: