quinta-feira, 19 de janeiro de 2012

Projeto Chave na Mão

Já não sei se foi "onteontem" - adoro a expressão - ontem, hoje ou mesmo amanhã - isto de estar doente interfere-me com os neurónios - mas sei que vi na diagonal uma reportagem televisiva (na SIC ou na TVI...sei que não foi no canal Panda) que falava sobre uma família de 8 elementos - 2 pais e 6 filhos - aos quais tinha sido atribuída uma casa por parte da Segurança Social por 92 euros de renda (valor mensal). Esta família viveu, durante largos anos, em casas pré-fabricadas numa zona onde não se podia construir. Assim depois moveram-se para uma pensão e tiveram, há dias, direito a uma habituação digna.

O pai mostrava-se maravilhado. Podia agora usufruir de um T3, na zona de Loures, com cozinha e wc. Algo que nunca teve. Há cerca de 5 anos que recebe o Rendimento Social de Inserção. A mãe é doméstica e durante o tempo a que assisti à reportagem....não a vi pronunciar-se sobre esta matéria.

A minha questão é: porque é que há pessoas que têm direito a habitações sociais e outras que todos os dias têm que se levantar cedo, trabalhar, descontar e fazer contas para pensar ter filhos...e têm que pagar um empréstimo por toda a vida? Não estou a dizer que queria ter passado pelas privações desta família. Mas também não me parece que alguma vez tivesse agido no sentido de me colocar naquela posição (com encargos brutais com a família e dependente de apoio social).

P.

1 comentário:

andreices disse...

Como eu te percebo... Infelizmente a vida nem sempre é justa. :(