sexta-feira, 25 de março de 2011

Negócio fechado!

Depois da tormenta das finanças, passámos a uma disciplina bem mais simpática. Dá pelo nome de negociação comercial. Aqui aprendem-se técnicas de negociação que vão um bocadinho mais além do tradicional : "É a 5 érooooooooooossssssssssss!".

Aprendemos que existem diferentes perfis que estão subdivididos quanto à razão/emoção e ao facto de sermos mais lentos ou rápidos na tomada de decisão no âmbito de uma negociação.

A razão conta com aspetos como a partilha de informação, não gostar de partilhar emoções, gostar de factos e detalhes, ter a secretária limpa. A emoção é o inverso, ou seja, não ser detalhado, ser extrovertido, aberto e entusiasta.

Quem é rápido inclina o corpo para a frente, responde, é conciso e claro e tem um tom de voz forte (mesmo sem ter ingerido bagaço pela manhã). Já os lentos perguntam, são calmos e têm voz baixa.

Numa negociata, quem são vocês afinal?

P.

3 comentários:

Spaceman Spiff disse...

Concluo então que tendo em conta a minha secretária e a minha voz... sou detalhado, extrovertido, aberto e entusiasta e bebo bagaço de manhã!

Silvia disse...

Olha eu tenho um petit peau de razao, outro petit peau de emoção e sou em parte rápida e na outra parte lenta!! Concluo entao que tenho o pacote completo da negociata!!
PS: Só tenho a apontar a semi introdução do acordo ortografico no teu texto... presente em "aspetos" para logo a seguir voltar ao tradicional "factos". E viva os "c" e o "p" e os hifens da nossa vida ;)

Pedro disse...

Spaceman,

Diz que sim, diz que sim!

Silvia,
Tens toda a razão. Isto ainda não está totalmente afinado. Desculpe, sim?:)

P.