quarta-feira, 31 de agosto de 2011

Já ganhou, já ganhou!

Caíram-me lágrimas dos olhos ao ver isto. :)

P.

Pés secos?

Ahhhhhhhhh não. São uvas vendidas numa caixa que indica serem pesecos.

P.

Too much

:)

P.

Este blog tem praia

:)

P.

É mesmo à tuga

Nos postos de venda do Passe Social +, os funcionários não têm qualquer informação sobre o novo título de transporte. É o costume.

"Passe Social +? Não, aqui não sabemos nada disso. Olhe, Passe + tarde, sim?"

P.

#Erro#

Desde muito cedo que me habituei a detetar erros nas palavras. Por exemplo, nesta notícia a palavra valor está mal escrita. Há qualquer coisa em mim que me alerta imediatamente para isto.

Mesmo na praia: "Olhaaaaaaaaaaaaa a boliberlimmmmmmmmmm!". Caro senhor, é bola de berlim e não boliberlim. Isso não existe, ok? Por um euro cada uma, bem que podia dizer bem o nome da dita cuja.

P.

terça-feira, 30 de agosto de 2011

Meo

A nova campanha da Meo conta com o ex-futebolista Paulo Futre. A noção não é de hoje mas faz-me sempre alguma confusão quando a partir de algo que é mal feito - neste caso uma conferência de imprensa - se gera um fenómeno que se traduz em receitas milionárias. A confusão nasce simplesmente de se premiar a incompetência.

P.

Sempre a insuflar


P.

Confiança


É muitas vezes o que é preciso.

P.

California


Não quisesse eu ir à Califórnia no próximo ano.

Rihanna em Dezembro em Portugal.

O cabelo vermelho já é por causa do Natal. Aliás, é estranho não aparecer nenhuma rena no videoclip.

P.

Perfeição

Um dia francamente perfeito.

P.

(X)utos e (P)ontapés


Por alguma razão gostamos tanto deles. No meu caso, desta música em particular.

P.

segunda-feira, 29 de agosto de 2011

Pé rapado

Os melhores sapatos que alguma vez tive foram adquiridos na loja Hush Puppies. A do cão simpático. Já não me recordo bem do modelo, mas lembro-me do conforto. Da suavidade. Da forma como atenuava o cheiro a chulé. Pronto, se calhar esta última parte não é bem verdadeira, mas fica a ideia.

Recentemente, e porque de lá para cá já tinham passado alguns anos, decidi reinvestir no conforto e na suavidade. Largando uma nota preta - quer isto dizer que acidentalmente mergulhei-a ao almoço em feijão preto que acompanhava a picanha - lá decidi adquirir mais um modelo para os membros inferiores. Sapatos que durariam seguramente dois anos!

Passaram quinze dias e os sapatos apresentam um aspeto gasto. Deteriorado. Fraco. A sola já não está em boas condições e a pele parece quebradiça. Na loja indicam agora que este aspeto de pé rapado é normal. "Ahhhhhh, mas isso é mesmo assim. Nem me parece que esteja assim tão mal".

Irei a outra loja apresentar o problema e, em caso de se confirmar esta opinião, perdem um cliente, ganham uma reclamação e uma divulgação do bluff que é a marca.

P.

Modelito

De manhã.
De tarde.
De noite.
Com luz.
À meia luz.
Sem luz alguma.
De frente.
De costas.
De perfil.
Parado.
A andar.
A simular que vou correr.
A correr devagar.
A correr depressa.
A simular um mergulho.
A mergulhar.

Mas porque é que não lhe ofereci uma betoneira?!?!

P.

87+1

Parabéns, avó!

São os 88 anos mais dóceis e dados que conheço.

Muitos beijinhos.

P.

sábado, 27 de agosto de 2011

Mais ou menos isto

A praia de sempre.

Algumas novas praias.

Livros.

Romance.

Passeios.

Corridas.

Paz e sossego.

P.

quinta-feira, 25 de agosto de 2011

Melanie (Win)iger*

Desculpa lá, Pedro Pinto. Mas a Melanie já ganhou.

*Apresentadora do Sorteio da Liga dos Campeões 2011.

P.

Não saiu o Cacilhas

Sorteio da Champions:

Grupo C
Manchester United (Inglaterra)
Benfica (Portugal)
Basileia (Suiça)
Otelul Galati (Roménia)

Grupo G
FC Porto (Portugal)
Shaktar (Ucrânia)
Zenit (Rússia)
Apoel (Chipre)

P.

O que é...


...e o que um dia vai ser.

PS. Prémio Pior Fotografia Agosto 2011.

P.

Cara e Coroa

Dia de ir ao baeta. Refrescar a cara e ver aumentar o tamanho da coroa.

P.

quarta-feira, 24 de agosto de 2011

Os dez mandamentos

É uma questão clássica: o que é que cada um de nós faria se ganhasse o euromilhões? Aqui vão os meus dez mandamentos.

1. Dividia por três;

2. Demitia-me e abria um negócio próprio;

3. Viajava, viajava, viajava;

4. Comprava uma vivenda junto à praia;

5. Passava a ter animais de estação (além dos ácaros). Labrador e pastor alemão, essencialmente. Um camelo ocupa espaço;

6. Adquiria dois BMW. Vendia a "traineira" que tenho;

7. Oferecia presentes aos meus amigos mais próximos;

8. Participava num projecto de solidariedade social provavelmente relacionado com crianças;

9. Adquiria mais uns quantos relógios;

10. Mudava de cuecas.

P.

Maçã Reineta

A Apple vai lançar uma versão mais económica do Iphone 4. Na prática, e considerando os atuais 16 e 32 GB das versões existentes, vai agora ser disponibilizada uma versão com 8 GB com o objectivo de cativar o mercado no Oriente (ali na estação, no nosso caso).

A lógica do título, se é que existe, é que a maçã reineta não é um fruto (mas sim um pseudofruto) - e neste caso o telemóvel também é um pseudotelemóvel (uma versão mais fraca) - e que a maçã é oriunda da Ásia Central (logo Oriente). Ufasssssssss! estou com um nó no cérebro.

Tudo isto no final de Setembro.

P.

Aquela máquina

Sabes quantas fotografias é que vamos poder tirar com este cartão?!? 1959!!!

Este número ficou gravado na minha memória desde ontem (ainda estou a tentar perceber se é pânico). A nossa nova menina tem a capacidade de tirar 1959 fotografias, assim haja força para premir tantas vezes o "gatilho", que estou certo que irão mostrar o nosso presente e futuro. Possivelmente 1959 fraldas que hão-de vir com outra menina.

Porque a aquisição é ainda muito recente estamos numa fase de aprendizagem. Mas já conseguimos perfeitamente perceber a diferença entre o manual desta máquina e aquele que é do microondas. Nunca me enganou a parte de "descongelar" que seguramente não existe no mundo das imagens.

Esperam-se agora bons momentos. Seguramente, por alguma razão, no mundo da fotografia se fala de "diapositivos". Porque os dias são mesmo assim. Repletos de sinais +.

P.

terça-feira, 23 de agosto de 2011

Xadrez Holandês

Este é um jogo que já disse a mim mesmo que tenho de aprender as regras. As imagens são de Amesterdão. Sei quais são os movimentos permitidos a cada um dos "bonecos" (termo técnico) mas todos aqueles momentos de reflexão por parte dos jogadores antes de uma jogada ainda não os compreendo.

Acerca do xadrez uma coisa é certa: quando existem tabuleiros de xadrez em casa de outras pessoas, e se a confiança o permitir, gosto de baralhar as peças. Senão parece-me tudo demasiado arrumado. Uma rainha branca ao lado de um rei preto é outra coisa.

P.

Peixe, peixe, peixe*

Li: Oh tiooooooooooooooo, nós no campismo fomos até ao rio!

Foi? E então, que tal?

Li: Foi muita giro! Apanhámos peixes e tudo!

Mas andaram à pesca?

Li: Siiiiiiiiiimmmmm! Apanhávamos e comíamos logo com as mãos!

Não foi nada disto. Mas eu (e ela) gostamos de acreditar que sim.

* Sketch célebre da Rua Sésamo.

P.

Kiss me, Kiss me



:)

P.

segunda-feira, 22 de agosto de 2011

Haja pudor

Li: Oh tioooooooooo, estou com calor. Vou tirar a camisola.

Olha a fotografia!

Li: Espera, espera! Tenho de tapar as maminhas!

Ainda aconselhei que usasse pêssego em calda para as tapar. Mas ao que parece, isso é demasiada fruta para o momento em si.

PS. A Li tem quatro anos.

P.

Domingo gordo*

Geralmente desconfio destes estudos - o mais certo é aparecer um em breve (se é que já não existe) a desdizer este - mas achei curioso o resultado de um estudo feito pela universidade do Ohio que chegou à conclusão que dois anos decorridos depois de iniciar o casamento (assim como o divórcio) as pessoas estão geralmente mais pesadas.

Foram monitorizados, à porta dos respetivos frigoríficos, casais desde 1986 até 2008 - no fundo quem fez os testes ganhou um quarto lá em casa - e que ajudaram a determinar que o casamento representa um risco de ganho de peso de 48% ao passo que os divórcios apresentam 22%. Nos homens o casamento representa um risco de 28% e os divórcios 21%.

Não querendo estar a fazer juízos de valor parece-me que o simples facto dos noivos terem acesso a rissois e croquetes durante a cerimónia (e poderem levar comida para casa) contribui em muito para esta medida.

* Por uma questão de me dar jeito, vamos assumir que o casamento é ao domingo.

P.

Dá-lhe com Alma

Acredito que o tempo nos ajuda a moldar e muitas vezes até a descobrir novos gostos. Para mim existiu uma altura em que as refeições seriam muito melhores se viessem no formato cápsula. Só para exemplificar vamos assumir que se chamaria "Feijotrantina". Uma ao almoço e outra ao jantar - em dias distintos senão causa enjoo. Um comprimido, um copo de água e a eterna satisfação de quem acabou de comer uma feijoada à transmontana. Burrrrrrrrcccccccccccc! (desculpem).

É com essa perspetiva que novos espaços vão aparecendo na minha vida. Como quem abre novas portas e encontra novos aromas, sabores e lugares que ajudam a representar bons momentos. É muito isso que sinto sempre que abro uma porta nova.

E o restaurante "Alma" é uma porta que quero abrir. Bem sei que é dos carotes - sim, eu sei - mas há uma curiosidade engraçada (e comum) sobre o chef Henrique Sá Pessoa e esta pessoa que aqui escreve. Em adolescente os seus sonhos estavam povoados de dribles e lançamentos e aspirava fazer parte da magia da NBA. No meu caso passava horas e horas a ver jogos em frente à televisão e outras tantas nos campos perto de casa ou na escola.

Por mim, e neste desejo, se me fosse permitido, ficaria simplesmente satisfeito por poder trabalhar o nome dos pratos. E provar alguns deles, claro. Em breve, assim espero.

P.

Assim fosse

Isto passa.

P.

A sentença é: Culpado!

O restaurante Guilty (Olivier) fica na Avenida Barata Salgueiro, próximo da Avenida da Liberdade. Abriu em Abril de 2011 e a ementa oferece uma grande variedade de entradas, pizzas, saladas, hambúrgueres e pastas.

À entrada somos recebidos por uma pessoa que identificamos como sendo alguém da televisão, mas que não é o Júlio Isidro. Comentaram-me que apareceu no Curto Circuito (programa da Sic Radical) e Morangos com Açúcar (programa da TVI) mas naquele instante não me ocorreu absolutamente mais nada do que senão o programa "Ai os Homens" pensando que poderia ser uma das assistentes. Nunca o José Figueiras disfarçado.

Percebemos, também à entrada, que o restaurante tem quatro zonas demarcadas: um bar em que vemos garrafas a voar; a zona do DJ; a zona de refeições e a cozinha onde se destacam os enormes fornos vindos de Itália e que preparam as pizzas. Não deixamos também escapar as paredes cobertas de madeira provenientes de caixas de vinhos de todas as regiões do país e os cadeirões de pele.

Percebi que, por mero acaso, acabei por ir ao encontro da obra prima do chef: Pappardelle com leitão e ervilhas tortas. Reparem no pormenor da inclinação das ervilhas: tortas. E percebi também que as sobremesas são exageradíssimas na quantidade. Se lá forem peçam meia pizza de sobremesa (as sobremesas são em formato de pizza).

P.

Lá mais para a frente

Acho que já por aqui disse que se trabalhasse no circo gostaria de ser trapezista ou malabarista. Ou dromedário. Cirque du Soleil em Dezembro em Portugal.

P.

Parabéns, Pai!

Parabéns, Pai!

O meu pai é das pessoas com melhor sentido de humor que conheço. Espontâneo, imprevisível, de uma imaginação sem limites e que muitas vezes me faz ir às lágrimas com essas características.

Transmite os valores de esforço e persistência para se atingirem os objetivos pessoais e profissionais. Incute os valores de humildade e transparência.

Hoje desejo-te um ótimo dia junto daqueles que mais gostam de ti.

P.

domingo, 21 de agosto de 2011

8 ou...80?

São estas que preenchem os meus sonhos:

África
Kruger Park (África do Sul)

América
Califórnia (EUA)
NYC (EUA) - regressar sempre, sempre, sempre!

Europa
Alemanha (Berlim)
Escócia
França (Paris)
Irlanda
Suécia (Estocolmo)

P.

A correr atrás do tempo perdido

Depois de decorrido mais de um mês sem correr, finalmente regressei às corridas. Se partir do pressuposto que as corridas com as pessoas mais idosas ao fim de semana na abertura dos supermercados não entram para esta contabilização, então foi seguramente mais de um mês sem qualquer tipo de atividade. E agora nota-se. Trinta minutos de corrida pareceram três horas a correr no Quénia à frente dos leões debaixo de um calor abrasador quando na realidade o máximo que vi foi um labrador sem juba na relva.

Sabendo de antemão que a meia maratona não irá ter seguramente leões - afinal na ponte Vasco da Gama não são permitidos animais - há que começar a ganhar ritmo para passar a pé (a correr) a ponte mais bonita sobre o rio tejo. Sem inscrições, sem dorsais, sem nada (não quero com isto dizer que se vá nu). Apenas com a necessária e existente vontade de a atravessar. Mais informações aqui.

P.

Já só falta o Surde!

Ponto prévio: a moda nunca foi propriamente das minhas áreas de maior interesse. Talvez por isso a ida ao Mude - Museu do Design e da Moda - não tenha trazido nada de propriamente novo. Apenas dois destaques: as lambrettas - apenas uma mas penso que já chegaram a existir mais - e uma cadeira que tinha "espetos" (não encontro a palavra certa, mas acho que fica a ideia) nas costas e no lugar do rabiosque. Estranho.

P.

Memórias de infância

Recebi esta imagem ontem. Já não me recordo de todas as pessoas mas ainda me lembro de uma boa parte das mesmas. Obrigado pela oferta!

P.

O fiel amigo de quatro patas

Aquilo que seguramente irei ter sempre na memória era a forma sincera e verdadeira como era recebido sempre que chegava a casa. A enorme alegria que demonstrava por estar connosco. Mesmo quando só tínhamos saído à rua por cinco minutos e regressado. O som das patas no chão da casa e o agitar do corpo em sinal de um enorme e sentido cumprimento.

De uma dedicação total. Sempre presente em todos os ambientes. Do dia a dia às férias. De estar em casa ou de correr na praia tendo por meta o horizonte (ou fazer buracos!) ou simplesmente passear pela rua receoso da ideia de querer enfrentar cães de outras raças que seguramente teriam o triplo do peso (e do tamanho) e que impunham (maior) respeito.

De uma enorme companhia. De um ser pequenino de quatro patas mas que enchia a casa.

Sinto uma profunda e enorme tristeza pela tua perda.

P.

sábado, 20 de agosto de 2011

Agosto?

Onde?...Que porcaria de tempo!

P.

sexta-feira, 19 de agosto de 2011

quinta-feira, 18 de agosto de 2011

Pumbas, bai buscar!

Portugal acabou de carimbar a passagem para o Europeu de Basquetebol de 2011, a realizar entre 31 de Agosto e 18 de Setembro de 2011, ao bater a Hungria por 57-66. Se pudesse também lá estaria e seguramente levaria comigo uns pastéis de tentugal*.

* Ci e Mo, esta história dos pastéis ficou!:)

P.

Ao cair do pano

Ao final de alguns meses constato que a parte mais chata de usar óculos é ter que andar sistematicamente a limpá-los. Explico: quando comprei os óculos deram-me uma caixa personalizada - P - (ou isso ou seria a inicial da marca, mas eu gosto de pensar que é a primeira situação) e nela colocaram os óculos e um pano. Na altura, quem vendeu, teve logo o cuidado de limpar os óculos. Uma ligeira limpadela que, pensei eu, serviria para entregar o artigo num estado impecável ao cliente.

Mas não. Todos os dias, sem exceção, os óculos necessitam de ser limpos. Porque para estarem sujos basta colocá-los e...névoa à frente dos olhos.

Há assim algum truque maravilha que eu possa aplicar para diminuir o número de vezes em que tenho de recorrer ao dito pano? Umas escovas automáticas ou assim...

P.

:)


João Ricardo Pateiro, jornalista da TSF, no seu melhor. Se pararem o vídeo em 02:04 vêem o contentamento deste senhor a cantar. Clap, clap.

P.

A força do número 18

O 18 é um número que me é particularmente próximo, chegado e de um significado sempre especial. Por ti, por mim, por nós.

P.

Um Barcelona Realmente superior

Lionel Messi joga, joga, joga...é impressionante.

Não se percebe "patavina" do que o Guardiola diz em conferência de imprensa (só mesmo com as legendas).

Vergonhoso o gesto de Mourinho em relação ao adjunto do FC Barcelona.

Ainda assim, é em Madrid que quero estar para ver um jogo ao vivo. A (curto) prazo.

P.

(...)

Um casal a falar entre si:

Ele: Bem, por este valor...pagamos o seguro ou comemos?
Ela: Comemos, claro.
Ele: Obrigado, mas não podemos pagar senão não comemos...

Arrepia.

P.

Bat girl

Quando vi a notícia sobre a qual irei escrever, imediatamente lembrei-me desta miúda. Tenho tantas saudades desta pequerrucha (não confundir com Paparrucha, que isso é o restaurante) que até dói, mas enfim. Anda seguramente feliz pela Covilhã, que é onde se encontra neste momento. Local esse aliás conhecido pelo número de aranhas (se fosse a vocês, fugia. Conselho de amigo).

Então mas este post é sobre quê? Ahhhhhh, pois. É sobre morcegos. Os morcegos estão no fundo da minha lista de animais preferidos e talvez isso possa explicar o facto de nunca ter gostado por aí além da comic Batman (ainda assim, um beijinho à Alicia Silverstone. Uma senhora que tem Alicia no nome - ah ganda Alicia Keys! - e Silverstone - ah ganda Fórmula 1 - só pode ser uma pessoa de classe). Mas adiante, adiante. Não nutro qualquer tipo de simpatia pelo animal mas quem quiser pode acompanhar nos próximos dias - 19, 20 e 21 - a noite europeia dos morcegos em Mafra e Sintra.

É por lá que se levantam curiosidades sobre o bicho como o facto de serem os únicos mamíferos capazes de voar - acabei de tentar sem sucesso - e dormir de cabeça para baixo por ser a melhor posição para iniciar o voo - tento mais logo.

Como diria o meu pai: "Traz aí o shelltox para dar cabo deles".

P.

Oh Milaaaaaaaaaaaa...



...mil e umas noites de amor com você (foi o que pensou Justin Timberlake). O filme chama-se "Friends with Benefits", com Mila Kunis (entrou no filme "The Black Swan"). Estreia na próxima semana.

P.

quarta-feira, 17 de agosto de 2011

A força do número 12

Foi revelada a taxa de 12% de desemprego em Portugal (segundo trimestre de 2011) no dia em que se pede que o público seja o número "12" no jogo dos sub-20 com a França. Mais que não seja porque não simpatizo com o povo francês, força Portugal!

P.

Seally Season

Estamos claramente na Seally Season. Nos centros comerciais deste país não se vê vivalma e aqueles que por lá passeiam (não percebo este conceito) não estão propriamente interessados em comprar seja lá o que for...e quando compram mostram o estado real do país: o mais baratinho possível.

P.

Livro curandeiro

Ainda sobre o livro descobri que há um capítulo que cruza culinária com medicina. Senão vejamos: a página 239 tem por título "Curar Peixe".

Mais capítulos interessantes (pelos nomes):

. Fazer Beurre Blanc (duas vezes ao dia. Bochechar);

. Fazer uma concassée de tomate (ou ver o Fernando Mendes no Preço Certo. Tem o mesmo efeito);

. Fazer Gnocchi (que é uma espécie de minhoqui na língua dos mais pequeninos);

. Alourar marisco num wok (interessante combinação com a parte de cabelereiros na fase de alourar);

. Este é o meu favorito: Fazer Pot-au-Feu e outros pratos cozidos (que raio é um Pot au-feu que merece destaque em relação a todos os outros pratos cozidos?).

Isto promete.

P.

Sorte

Por te ter a ti.

P.

A partir de agora, é chef!

Este é o momento em que os tachos deixam de ser só as cunhas para arranjar bons empregos.

É pouco percetível mas o autor até se chama Peter(son). Tem tudo para dar certo.

P.

terça-feira, 16 de agosto de 2011

Confiança


É só o que é preciso.

P.

Desculpa lá, oh Britney


Mas a Christina é outra coisa.

P.

Eu é mais...bolas!

Estranhei. Mas pensei que fosse de ter ouvido mal, tal a distância do vendedor de bolas de berlim em relação ao local onde estávamos.

Depois, lá repetiu. E aí não existiram dúvidas. Há quem apregoe a venda das bolas de berlim da seguinte forma: "Olha o boloooooooooooooo!".

BOLO? BOLO? Gritar "Boliiiiiiiiberlimmmmmmmmmm" é algo que está instituído e que não pode ser alterado. As pessoas estranham, senhor. E pode correr o risco de alguém lhe perguntar: "Tem pastéis de Tentugal?" e a resposta só pode ser: "Ah, isso não. Só bolas".

P.

Chicha, Chichinha

Um conceito novo no mundo da fast food: frango desossado e recheado. No restaurante "Cró" na Avenida João XXI.

Recheios: queijo e fiambre, quatro queijos, goiabada e queio, farinheira, napolitano (queijo, milho, bacon e azeitonas).

P.

Tu, só tu...Ana Maria!*

A senhora Ana Maria Lima escreveu-me. A mim como a tantos outros (com certeza) ainda que não tivesse reparado que ontem à noite tinha um "panfleto" dela na viatura. Sinal de que Ana Maria Lima trabalha pela fresquinha.

Ana Maria Lima diz assim:

"Se você - reparem na distância - tem problemas no amor, quer melhorar seus negócios como: Industria, Lavoura, Comércio! Problemas intimos? Tire de sua vida a inveja, o mal olhado. Quer limpeza espiritual e ter boa sorte? A astróloga Ana Maria Lima é especialista em leitura."

E depois complementa com:

"Cartas de Taro, búzios"

E finaliza com:

"Trás de volta a pessoa amada, e faz simpatia para o amor".

Algumas notas:

1. Ana Maria Lima indica ser especialista em leitura. Mas comete algumas gaffes de escrita: Industria, intimos (sem acento), taro e trás. Belas calinadas, sim senhora!

2. Que raio é um "mal olhado"?

Ah...a frase de ouro está nas observações que passo a citar: "Não confunda com os outros - esses bandidos!! - que dizem ter a mesma profissão.

Vou ligar.

* Célebre música do trio Odemira.

P.

Não é sempre a mesma coisa

Gosto das segundas que afinal são terças. Boa semana!

P.

segunda-feira, 15 de agosto de 2011

Já fechou...!

"Tem o Magnum clássico?"
"...a parte dos gelados está fechada."

Faz-me sempre imensa confusão quando a lógica é desafiada. É Verão, porra!

P.

É como diz o outro

Comédia que relata o dia a dia de dois amigos que trabalham frente a frente. Com o extraordinário Miguel Guilherme. A partir do dia 06 de Setembro no Casino de Lisboa.

P.

Blade Runner*

O atleta su-africano Oscar Pistorius conseguiu os mínimos para estar presente nos mundiais de atletismo de Daegu, na Coreia do Sul. Participará na prova dos 400 metros.

* É mesmo a alcunha.

P.

Peixinhos de escabeche pró jantar!

Para aqueles que desejem surpreender lá por casa e que sejam autodidactas, a Focus distribui a partir do dia 24 de Agosto, um conjunto de 11 fascículos - Manual de Sobrevivência para Homens na Cozinha - que ensinam a preparar algumas refeições.

. Noções técnicas - Como usar a tesoura do peixe para cortar as unhas (de porco);

. Primeiras receitas - Douradinhos flambé;

. Receitas para o dia a dia - Meia de leite de máquina;

. Receitas para micro-ondas - Não confundir o botão de descongelar vs aquecer; Retirar primeiro o gato do micro-ondas;

. Receitas vegetarianas - Para quê?!

. Petiscos e acepipes - Um must;

. Pizzas e Pastas - Para contrariar a frase: "Marco Bellini é que sabe";

. Refeições Românticas - "Oh meu amor, hoje arrumas tu";

. Receitas gourmet - "Brulee, claro";

. Sobremesas - "Aquelas que se servem em cima da mesa";

. Cocktails e bebidas - "No misturar é que está o ganho".

P.

Especialmente se forem almôndegas

"Mais importante do que o que está à nossa frente ou atrás de nós, é o que temos cá dentro."*

Edward Waldo

*Claramente escrito depois de jantar.


Big Foot

Antevendo as longas caminhadas que seguramente irei dar no(s) próximo(s) período(s) de férias decidi investir numas sandálias à séria. E com isto quero dizer que decidi dar aos meus pés algum conforto adicional com material de qualidade.

A compra, como sempre, não foi difícil. Não sou pessoa de me deter demasiado tempo às compras, à procura do artigo perfeito ao preço fantástico. Vejo, escolho e decido em poucos metros quadrados de terreno. Não preciso de correr um centro comercial inteiro à procura do (im)possível.

No entanto não estava à espera de, chegado a casa, ter constatado que a sandália nº41 do pé esquerdo não me servia...ao contrário do que acontece com o pé direito. Sei bem que há pessoas - possivelmente a maioria - que têm ligeiros desvios de altura entre o lado direito e o esquerdo mas desconhecia em absoluto que existia a possibilidade dos pés poderem ser diferentes entre si. Afinal é algo comum.

P.

sábado, 13 de agosto de 2011

sexta-feira, 12 de agosto de 2011

In&Out

Das melhores coisas que o meu trabalho pode ter é a possibilidade de trabalhar dentro e fora de portas. É não ter que estar fechado em quatro paredes atrás de um computador. Valorizei, desde sempre, a componente humana nas parcerias. Acho que é isso que muitas vezes nos faz correr a "extra mile".E no meu caso conhecer aqueles com quem trabalho é essencial para podermos evoluir em conjunto.

Sou um sortudo. Eu sei.

P.

Dá-me (pouca) luz

Eu tenho uma certa antipatia pela EDP. Gosto pouco de empresas que dominam o mercado, que são favorecidas e que usam e abusam dos poderes que lhe são conferidos. Para além de ter um histórico de contas elevadíssimas - sem justificação - tive também um problema quando regressei de férias e, sem aviso prévio, cortaram a luz. Um prejuízo de cerca de 300 euros em comidinha (onde se incluiam almôndegas). Portanto, não são, nem de perto nem de longe, os meus mais chegados amigos.

Isto para dizer que, com a declaração de hoje do Ministro das Finanças, ficámos a saber que vamos pagar um bocadinho mais com a alteração da taxa de IVA. Alegadamente porque: "na generalidade dos países europeus, não é a taxa mais baixa que se pratica". Com os salários praticados em Portugal é difícil encarar este argumento. Especialmente porque do lado da despesa não existiu (ainda) um corte à séria.

Alguém tem fósforos a mais?

P.

quinta-feira, 11 de agosto de 2011

Federer?

Num blog que vive tempos de crise - as visitas são em número baixinho, baixinho - é curioso constatar que tenho tido visitas frequentes da Suiça (e aqui não estou a falar das suiças da cara. É do mesmo do país).

P.

Dá-me luz!

Sinto-me iluminado! Foi, desta forma, que deixei o Museu de Eletricidade em Lisboa (antiga Central Tejo). Enquadra-se seguramente nos melhores que já visitei e merece outro tipo de divulgação por parte da cidade. É um espaço adequado para adultos e crianças - é lúdico, educativo - e oferece uma vista singular sobre o rio. Valeu!

P.

Oh, cum caneca!

Eu nunca fui muito dado a colecionismos - será assim com o novo acordo? - (com exceção das carteirinhas de cromos que fiz para cima...de duas). Colecionar implica uma capacidade organizativa que eu (infelizmente) não tenho. Rigor. Mas se colecionasse - porra que isto me soa estranho! - seguramente seriam canecas.

Eu não tenho muitas - lá está, não faço coleção - mas aquelas que tenho são mais do que meros objectos. São obras de arte. Portanto sempre que posso uso canecas. Para beber. Para regar o jardim. Para lavar a cabeça. Às vezes para lavar o carro da minha mãe que é mais pequeno. Por isso, se alguma vez, pensarem em oferecer-me seja o que for...que seja um Série 1. É que cabem lá várias canecas, ok?

P.

Quando as noites são noites

Por causa disto, e só para confirmar: hoje é dia 11, certo? É que se assim for os museus estão abertos à noite em Lisboa para todo o grande público (adoro esta expressão).

P.

Humor britânico

Little Britain USA, no canal FX. E o jeito que dava agora para acalmar o ânimo dos londrinos.

P.

One day


No início de Setembro. Com a maravilhosa Anne Hathaway.

P.

Cowboys & Aliens



Nunca fui especialmente fã de Harrison Ford mas considero que Daniel Craig é um justo (e digno) James Bond. Na próxima semana estreia o filme "Cowboys & Aliens". Mais que não seja pelo facto de ter sonhado ser cowboy na vida (o cavalo teria de ficar na já curta arrecadação cá de casa) mas também por este filme ter o dedo de Steven Spielberg - nota-se a impressão digital do Steve na câmara de filmar...é quando as cenas ficaram mais "turvas" - é uma boa opção para a próxima semana.

P.

quarta-feira, 10 de agosto de 2011

Frase do dia

"Uns são filhos e outros são enteados". E aplica-se tantas e tantas vezes.

P.

Focus

Algum dos estimados leitores, tem sugestões (práticas, livros, outras), dicas, ideias para que um trabalhador aumente a sua concentração no trabalho?

P.

Monta, desmonta, monta...

...detesto quando tenho de refazer trabalho. DE-TES-TO!

P.

terça-feira, 9 de agosto de 2011

Calvin & Hobbes

Acompanham-me muitas, muitas vezes.

P.

Jayyyyyyyyyyyyyyyyyyyyyyyyyyyyyyyyy!*


Normalmente apanho as séries a meio. Mas desta feita, e apenas com duas seasons decorridas, vou bem a tempo de perceber e acompanhar "Uma família muito moderna". Season 1, Episode 2...and counting.

* A Glória é a personagem de eleição.

P.

Free Style

Uma das experiências mais "traumáticas" da minha vida aconteceu debaixo de água. Não, não vou fazer qualquer tipo de revelação chocante sob pena da Tv Guia - ah, ver três posts atrás sff - publicar uma frase descontextualizada: "Tudo aconteceu debaixo de água. Saiba como!". Não quero correr risco.

Foi "traumática" porque sem saber ler nem escrever - leia-se nadar - o estimado professor considerou, na altura, que estava perante o Michael Phelps português após uma curtas braçadas na piscina dos mais pequenos (os miúdos consideraram, desde logo, que era o novo Deus das piscinas). E portanto, nas primeiras aulas, o estimado professor pediu-me que fizesse 1000 metros bruços ou crawl quando, na verdade, e ao longo dos percursos, eu só pensava em sobreviver ou em misturar ambos os estilos. Uma espécie de bruwl ou de craços.

Como o desporto me corre no sangue - por alguma razão fui o número 2 nos guelas nos meus tempos de escola - vou ver se desta vez tenho mais sorte e se me enquadram no grau que me parece o mais adequado, ou seja, nem sequer sair dos blocos. Estar lá em cima. Assim não corro riscos.

P.

Assustador

As imagens e os incidentes em Londres. E pensar que há tão pouco tempo andámos por lá (scary!).

P.

Flashback

Uma das coisas que gosto de fazer é um exercício de memória que me obriga a, sobre um determinado assunto ou pessoa, perceber a evolução que existiu até hoje. No fundo é quase lembrar um conjunto de acontecimentos que ocorreram ao longo do tempo e que permitiram chegar até aqui.

Nos assuntos - especialmente profissionais - ajuda-me muitas vezes a perceber qual o enquadramento que devo ter para tomar a próxima decisão. O histórico ajuda a entender melhor os temas, ver todas as possibilidades e ...decidir. Os contextos servem para isso mesmo.

Nas pessoas relembramos momentos (bons ou maus). E percebemos que, muito do que somos hoje, foi fruto de uma evolução natural que mantivemos com essas mesmas pessoas. De tudo aquilo que demos e que naturalmente recebemos ao longo do tempo.

Uma coisa é certa: nas pessoas, aquelas de quem nos lembramos mais (e melhor), são naturalmente aquelas com quem, pelo menos, tentamos manter contacto permanente.

P.

O Veredicto (Final)

Foi aqui que vos falei do livro "O veredicto". O que é que vos posso dizer sobre isto? Ponto prévio: eu sempre gostei imenso de livros ou filmes relacionados com advocacia. Aquilo que eu gosto é do processo de juntar as diferenças peças - curiosamente não tenho jeito para puzzles (peças) mas gosto do exercício mental de reunir informação - para depois ser formulado um raciocínio lógico que dê forma e força a uma (ou várias) ideias.

E a forma como Michael Connelly descreve esta história tem tudo isso. Tem a história. Tem as personagens. Tem o raciocínio. Tem a argumentação do advogado. Tem as dificuldades de lutar por uma causa. Felizmente já vi que este senhor tem, pelo menos, mais um livro traduzido para a nossa língua e por isso já está no pipeline para chegar em breve às mãos do seu mais recente fã.

Go Michael!

P.

Ele lá sabe

Em casa sempre tivemos muitas revistas (muitas dela como oferta por razões profissionais). Lembro-me bem da pilha de informação que conseguíamos juntar numa só semana e que passavam por revistas especializadas de marketing e/ou economia, automóveis - mais por causa do meu irmão -, bidés - pronto, estou a inventar, ponto de cruz e renda de bilros, decoração de interiores, desporto - eu, eu, eu!! -, informação generalizada e...revistas cor de rosa. Serviam, mais do que tudo, para "descansar a cabeça".

A Tv Guia desta semana traz na capa o vencedor do concurso "Peso Pesado" que terminou recentemente na SIC. Em baixo surge a frase bombástica: "A minha mãe nunca foi prostituta". Eu não li a revista - só vi de esguelha - mas em que contexto é que isto terá sido dito e qual é o interesse desta informação para os leitores?

P.

segunda-feira, 8 de agosto de 2011

Boas vibrações

Boa semana. Com sol e calor.

P.

domingo, 7 de agosto de 2011

Eles lá sabem

Amesterdão.

P.

Kick Off

Começou a temporada oficial de futebol. As férias trazem sempre as novelas das transferências de jogadores entre clubes mas...competição é competição. E mantém-se a boa tendência do ano passado: força Portoooooooooooooooo!

P.

Careca mas bem conservado


Ao longo da vida as pessoas sofrem transformações. É natural que assim seja. Surge uma verruga no nariz. Surge uma terceira narina. Surge mesmo um pêlo encravado no bigode. Não há nada a fazer porque dizem os sábios: é a lei da vida.

Aquilo que eu fiquei a saber, por estes dias, é que existe um dinossauro com o meu nome. Algures no período Triássico, já dava corpo e voz a um ser. Para os graúdos que gostam de acompanhar os mais pequenos, a série chama-se "O comboio dos dinossauros". O Pedrinho - assim se chama o dinossauro - é o do lado direito. Hoje sou substancialmente diferente (só sinto mesmo falta de voar).

P.

Sempre no nosso ca(Minho)

Estar e sentir o Minho é sempre um enorme privilégio.

É uma zona onde o tempo passa mais devagar. Onde não se vê toda a gente a correr. Muitas vezes sem sabermos bem porquê.

É uma zona onde se come muito. E muito bem. As mesas são ricas, fartas, repletas de sabores extraordinários. Papas, rojões, bacalhau, vitela e ...pastéis de nata de chocolate (a última descoberta) trazem contentamento e satisfação a qualquer pessoa.

É uma zona onde impera o verde. Onde as zonas habitadas são menores e são substituídas por paisagens mais agradáveis e amplas.

É uma zona onde as asneiras de cá (leia-se de Lisboa) são o trivial de qualquer conversa. Faço-me entender, carago?

P.

Spider girl

Li: Oh tiooooooooooo, enche-me aqui isto de água sff!

ISB (já famoso): Ok, ok. Mas é para quê?

Li: Oh, é para molhar as plantinhas.

ISB: Tudo bem.

(...)

ISB: O que é que estás a fazer?

Li: Estou a matar aranhas!!

ISB: Então não era para molhar as plantas?

Li: Mas é que elas estão a ir para as plantas!! Tenho que as matar!

O que fica da história é que qualquer semelhança com os Ghostbusters é mera coincidência. Foi bastante mais aterrador. Em especial para as aranhas.

P.

quinta-feira, 4 de agosto de 2011

Quando os dias não são noites

Tentar entrar nos museus à noite a uma quarta feira quando o evento ocorre a uma quinta feira é...próprio de quem é distraído.

"Então mas isto está fechado?!"
"Pois...é estranho"
"Isto é indecente! Publicitam, publicitam, e depois não se pode entrar!"
"(...)
"Que banhada!"
"Mas o que é que dizia no site?"
"Que é no dia 4!"
"Pedro, hoje é dia 3"
"Ah...."

P.

quarta-feira, 3 de agosto de 2011

Daqueles dias

Daqueles dias em que tropeçamos, caímos e nos levantamos. Em que cometemos erros que não sendo críticos, nos incomodam. Porque são detalhes que nos escapam num determinado momento e que, quando voltamos a pegar nos temas, reparamos que não estivemos totalmente concentrados e erramos por (nenhum) motivo.

Daqueles dias em que só me apetece ver o mar.

P.

Com o calor...

Se conseguisse também escrevia Pedro com aquele traço no "O". Também me parece porreiríssimo este livro.

P.

Depois do melhor jogador chinês

O melhor policial negro sueco. Interessa-me.

P.

terça-feira, 2 de agosto de 2011

Notas rápidas

Dia 4, Nilton no Dolce Vita Tejo. No mesmo dia, Herman José no Almada Forum. Difícil escolha!

Dia 1 de Setembro, Pedro Tochas no Forum Almada.

Tudo à borlix.

P.

Cinismo

O cinismo é dos atributos humanos um daqueles que eu mais abomino. Detesto. Detesto pessoas que têm a capacidade de nos dizerem algo e depois agirem de forma completamente contrária a isso mesmo. Perdem automaticamente algum do (hipotético) valor que lhes tivesse atribuído.

Para mim as pessoas podem omitir informação, não partilhar situações que não têm qualquer relevância. Aquilo que não é desejável fazer é dizer uma coisa e realizar justamente o contrário mostrando uma total desconsideração para aqueles que os rodeiam.

P.

Deves ter a mania que és b(r)oa!

Depois de vos ter falado da "Padaria Portuguesa" não queria deixar de vos contar outro local sagrado do universo das padarias e pastelarias. Falo-vos da pastelaria "Paraíso" que fica na Rua Alexandre Herculano, em Lisboa.

Reparem na simbiose perfeita entre o Pão de Deus da Padaria Portuguesa e a pastelaria "Paraíso". Se não há aqui um sinal claro da Igreja, então não sei o que será. Esta pastelaria tem dos melhores pães quentes que alguma vez provei. São feitos localmente - não confidenciam (cá está...) o segredo a ninguém - e existem durante todo o dia (ainda assim de manhã são melhores).

Aproveitem. Acredito que nas comunicações com a cozinha eles dizem: "Olha, foste ver se "Amen"teiga?"

P.

Sempre a marcar pontos

Agosto é também o mês em que o canal da NBA emite jogos interessantíssimos de décadas anteriores: 60, 70, 80, 90. Tudo isto passa no NBA TV. Para quem gosta deste desporto é uma forma rápida de ver as diferenças da modalidade face ao que temos hoje em dia. Se aparece a Rita Pereira? Não, acho que não. Se é possível ganhar apartamentos como no programa da Fátima Lopes da TVI? Não, também não. Lamento.

P.

Mês 8

Ahhhhhhhhh, chegámos a Agosto. Mês do signo leão e ...de outra coisa qualquer no zodíaco chinês (talvez o prato #23 de um qualquer restaurante chinês). Sim, sim, eu sei que já é dia 2 mas ainda não tinha tido tempo de dissertar sobre o tema.

Agosto é aquele mês em que tipicamente o país pára e vai tudo a banhos. Há que ter consciência que, agora com a tentativa de privatizar tudo e mais alguma coisa - dizem que a água privada tem mais sabor - até os próprios banhos podem vir a ser mais caros e por isso é aproveitar enquanto se pode.

Onde sinto a maior diferença é mesmo nas viagens de comboio. Confesso que, pelo menos de manhã, e com o sono a pairar sobre mim, não tenho reparado se as pessoas trazem biquini, fato de banho ou se ostentam a habitual roupa de trabalho mas há uma forte probabilidade dos revisores trazerem uma bóia de salvação e uns calções de nadador salvador. Isso parece-me claro.

Além disso passou a existir muito mais espaço para qualquer pessoa se sentar. Eu, que sou educadinho, perco invariavelmente a possibilidade de o fazer durante os restantes meses. Em primeiro lugar porque demoro sempre algum tempo a reconhecer que esvaziou um lugar - vejo mal ao longe. Depois porque, quando reconheço essa vaga, olho sempre duas ou três vezes para o lado para ver se existe alguém - leia-se senhoras, crianças - a quem deva ceder o lugar. E mesmo que às vezes me custe - ando com uma dor nas costas que não desejo a ninguém - lá acabo por ficar em pé até ao final da viagem.

Em Agosto isso deixa de existir. O espaço é tanto que podemos simplesmente deitar-nos nos lugares (se assim o quiséssemos) e ter a eterna esperança que a Pamela Anderson - só para recuperar a questão das praias - da linha de Sintra apareça pelas carruagens naquela corrida típica na praia que tanto caracterizou a série Baywatch*.

*Passei muitas horas a ver a série. Em repetição atualmente na SIC Radical.

P.

A,B,C

Indivíduo sem bigode - doravante designado por ISB - deixa a viatura na estação A pela manhã. Diz a si mesmo que, à tarde, deve-se deslocar-se novamente ao ponto A para recolher o carro e levar o mesmo para a oficina que fica no ponto B.

De tarde, ISB sai numa outra estação - C. Apercebe-se a caminho do ponto B que não tinha ido buscar a viatura ao ponto A.

Qual o grau de estupidez do ISB?

A. Muita!
B. É Agosto. Está tudo de férias, ninguém repara.
C. O problema é das estações A e C funcionarem em Agosto e até B estar aberta no mesmo período.

P.

segunda-feira, 1 de agosto de 2011

És cá um pão!

Calma, calma. Eu sei que o título pode induzir em erro mas aqui não há qualquer tipo de lugar a segundas interpretações. Falo-vos da padaria "Padaria Portuguesa" que abriu em Novembro de 2010 e fica na Avenida João XXI.

Já tinha ouvido falar dela - por boas razões - mas uma visita ao local é sempre obrigatória para confirmar aquilo que ouvimos/lemos. É um espaço com decoração contemporânea, que aposta numa ótima relação preço/qualidade e na ampla variedade de produtos. Contam-se como sendo 30 os tipos de pão que são comercializados num leque de combinações quase infindável (entre cogumelos, tomate, salmão e vários tipos de queijo).

Na hesitação daquilo que devemos experimentar, o conselho de quem trabalha na loja foi rápido e acertado: "Experimente o nosso Pão de Deus. É uma receita única." É divinal, meus caros. Divinal.

P.

O valor da pianada



Gosto da letra desta música. E da pianada, claro está.

P.

Puffffffffff!

Tomei consciência que se perdesse o peso que o Filipe perdeu, desaparecia do mapa. Para que isso não acontecesse teria de acrescentar mais algum peso a mim próprio. Umas galochas, talvez (que raio de tempo é este?!).

P.

Peso Pesado

Impressionante a perda de peso da grande maioria dos participantes. Perder 70 kg em 4 meses é obra (Filipe)!

P.

A ironia americana

Barack Obama anunciou hoje que foi alcançado o acordo necessário para elevar o teto da dívida pública. É irónico que esta seja a maior dificuldade americana quando as agências de rating tentam insistentemente atirar países europeus ao charco por possibilidade de incumprimento de pagamento das suas obrigações. Chipre já é o próximo na lista. Não ando nada no "Moody´s"destes américas!

P.

Tão perto...

Com a qualidade fotográfica reconhecida do meu nokia X3, esta foi a fotografia mais próxima que consegui tirar no concerto. Tenho ideia que, quando comecei a focar a artista, esta vinha lá ao longe, mas como o tempo de focagem (vamos chamar-lhe assim) é tão demorado, já só apanhei um pedaço da jovem. Enganem-se aqueles que pensem que a Joss Stone é o senhor careca que vem atrás. Vê-se claramente pelo nariz que não é.

P.