segunda-feira, 12 de novembro de 2012

Tailândia

A Tailândia fica tão longe que quando saímos de Portugal estávamos em finais de Outubro de 2012 e quando lá chegámos já estávamos em 2555. Portanto passaram 543 anos desde o momento em que saímos de casa até ao momento em que aterrámos neste país asiático. Uma estafa! E felizmente não tivemos nenhum voo adiado senão só lá chegávamos em 2827. Da parte da tarde.

Fiquei a saber desta diferença de calendário quando, em Bangkok (gosto de escrever assim com dois "K") íamos num tuc tuc (um dos veículos de transporte típicos da cidade que não é mais do que uma motoreta que faz um barulho dos diabos) e reparei que tinham uma espécie de selo com o número 2555. Intrigado, perguntei mais tarde a um guia, se seria o ano corrente na Tailândia e este explicou-me que o calendário oficial na Tailândia é baseado na versão ocidental da Era Budista, que está 543 anos à frente do calendário gregoriano tradicional. Com esta diferença de "anos" podemos dizer que aquilo é malta que está muito à frente!

Na realidade esta explicação detalhada vem da Wikipedia. Por mais boa vontade que pudesse existir não creio que, entre mim e o guia, conseguíssemos chegar a esta conclusão. Mas o país fica lá bem  longe, acreditem. As 33 horas de regresso dizem bem da distância.

Vou dividir os posts seguintes por capítulos. Para a leitura ser mais fácil.

P.

2 comentários:

Tazmania disse...

Tlinta e tles holas? Regressaram na mesma motoreta?

Pedro disse...

Muito, muito tempo! Foi mesmo de avião, mas demora imenso tempo.

P.