quarta-feira, 2 de julho de 2014

Os animais falam connosco

 O conformado
O ambicioso

Um dos pontos obrigatórios na visita ao zoo é inevitavelmente a visita às suricatas (junto às girafas). As suricatas ficaram mundialmente conhecidas por causa da personagem do Timon, do filme "O Rei Leão". Desta vez passei alguns minutos a observá-las e é engraçadíssimo perceber como os animais falam connosco, mesmo sem falarem.

O suricata conformado é aquele que passa pelo tempo a ver o tempo a passar. Está numa posição de conforto - mudar para quê? - ou então até pode estar numa posição de desconforto mas não quer fazer nada para mudar. Vive assim. Em alguns dias está melhor. Noutros está deprimido.

O suricata ambicioso é aquele que olha para cima. Que percebe que algo tem de mudar. Que não quer continuar a fazer, ao longo da vida, sempre a mesma coisa. Por muito bem que o faça. Que sente que não evoluí. Que não cresce. 

Os animais falam connosco. E a mim estes dois refletiram dois estados de alma. Não quero mesmo nada (continuar a) ser o conformado. Por mais difícil que seja ser o ambicioso que afinal de contas até é a minha Natureza. Ou não fosse este post sobre animais.

P.

2 comentários:

Cláudia L. disse...

Mas sabes, eles vão-se revezando. Umas vezes os que estão alerta, descansam e vice-versa. :)

Pedro disse...

Ah maganos! :)

P.